Os quatro dentes mais anteriores são chamados de Incisivos e são as chaves para um belo sorriso. Mas você sabia que eles também são essenciais para que haja uma boa função mastigatória?
Dentes anteriores: muito mais que apenas beleza!
Além se serem o nosso cartão de visitas, os incisivos são os dentes que como o nome sugere, cortam o alimento (uma função hoje em dia não tão necessária como para nossos ancestrais, que não tinham talheres e comida industrializada a disposição).
Cada grupo de dentes tem uma função na mastigação. Os dentes posteriores além de triturarem os alimentos, servem como apoio para os dentes anteriores quando estamos com a boca fechada, dessa maneira, os incisivos não se desgastam. E os dentes anteriores, servem como uma “guia” para o movimento da mandíbula, provocando uma ligeira abertura de boca que evita que os dentes posteriores se desgastem durante a mastigação. Dessa maneira, um grupo protege o outro.
Uma das atribuições do Ortodontista é proporcionar através de aparelhos ortodônticos, uma mastigação funcional, que minimize os desgastes dentários. A forma e função andam juntas nesse caso, podemos dizer que geralmente “o que é bonito, funciona bem.”
Confira nos vídeos abaixo como os dentes ajudam na função durante a mastigação. Para mais dicas, acesse nossa central de dúvidas!
O vídeo abaixo mostra uma protrusão (movimento para frente da mandíbula) ideal, observem como os dentes de trás não se tocam:
Se houver uma mordida profunda, os incisivos vão ser sobrecarregados e vai haver desgaste dos mesmos:
E se os incisivos não se tocarem devido a uma mordida aberta, os dentes posteriores ficam desprotegidos e sofrem desgaste:
Entrarei em detalhes sobre esses problemas em outras postagens, mas fiquem atentos: O desgaste dos dentes piora com o tempo, o melhor é procurar um ortodontista o quanto antes, para que não sejam necessárias restaurações extensas nos dentes desgastados e evitar problemas como sensibilidade dentária e danos a raiz desses dentes.
Nesse post falo também sobre problemas que estão relacionados aos dentes posteriores e como eles afetam seu sorriso.
Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia pela ABO-GO com 10 anos de experiência. Mestre e doutorando em ciências da saúde pela UFG. Professor nas universidades Fasam e Integra, membro da diretoria da Associação Brasileira de Ortodontia (ABOR-GO). Credenciado no sistema Invisalign e apaixonado por ensino, música e tecnologia. Artigos publicados neste blog, sites e revistas científicas.