A Ortodontia e os aparelhos ortodônticos

7258

Continuando o assunto do post passado, hoje vou falar um pouco mais sobre o que é a Ortodontia e os aparelhos ortodônticos utilizados para a correção de problemas dentários.

Uma das atuações do ortodontista é a correção de dentes mal posicionados. Através de aparelhos ortodônticos fixos ou removíveis, o ortodontista realiza movimentações dentárias para a correção das maloclusões (dentes tortos). Cada aparelho ortodôntico tem suas particularidades e funções, e aparelhos removíveis atuam de maneira diferente de aparelhos fixos.

Aparelhos ortodônticos removíveis

Aparelhos ortodonticos removiveis
Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos removíveis

O tipo de aparelho móvel a ser usado no tratamento vai depender muito do problema encontrado. Cada aparelho tem uma função, e o Ortodontista vai escolher baseado nas necessidades do caso. Geralmente o aparelho removível faz movimentos menos precisos que os aparelhos fixos, sendo usado em situações específicas. As indicações do aparelho removível vão desde pequenos movimentos dentários, atuação preventiva no controle de hábitos ruins (como chupar dedo) até a contenção do tratamento ortodôntico.

O aparelho ortodôntico fixo

O aparelho ortodôntico fixo aplica forças mais precisas e controladas, sendo usado para movimentos dentários mais complexos. Existem inúmeras aplicações para o aparelho fixo, e hoje em dia, com avanços e pesquisas na área, existe um leque enorme de possibilidades de movimentos dentários que há alguns anos eram inimagináveis.

Exemplo aparelho ortodonticoA sensibilidade que alguns pacientes experimentam após a ativação do aparelho é esperada e comum. Isso tudo faz parte das reações que estão ocorrendo no osso em volta do dente, e que resultam na movimentação dentária.

O aparelho é apenas uma ferramenta no tratamento. O fundamental para se obter um bom resultado é um bom diagnóstico e um plano de tratamento individualizado para cada paciente.

Existem muitas maneiras de se tratar o mesmo caso. Na verdade, se você mostrar o mesmo caso para dois ortodontistas, é provável que eles irão propor tipos de tratamentos diferentes, mas que muitas vezes tem o mesmo objetivo. Ou seja, não há só um caminho para se chegar ao mesmo resultado final.