Seu ortodontista é certificado pelo Board Brasileiro de Ortodontia?

3614

A ortodontia foi a primeira especialidade da área de saúde a criar um exame de excelência para seus profissionais. Ortodontistas certificados por esse exame passaram por uma prova rigorosa em várias etapas, incluindo prova teórica e avaliação de casos clínicos, e os aprovados são reconhecidos pela busca da excelência e qualidade.

Fundado em 2001, o Board é uma certificação de excelência para especialistas em Ortodontia. Seu lema: “Em busca da excelência com ética e respeito”, representa o ideal por trás do exame.

O exame, que não é obrigatório, avalia a habilidade e conhecimento do ortodontista como clínico (o foco da prova são as avaliações dos casos clínicos do especialista). O ortodontista que se submete ao exame demonstra comprometimento profissional e idoneidade. Profissionais com comprometimento não medem esforços para utilizarem a melhor evidência científica disponível e sempre lutar pela qualidade e excelência no atendimento ao paciente. E profissionais idôneos vão sempre agir de maneira ética e moral, sem precisar que sejam cobrados por isso.

Avaliação de casos do BBO
Avaliação de casos do BBO

O processo de avaliação é composto de uma prova escrita e uma prova prática. A prova escrita avalia todos os aspectos do tratamento ortodôntico, como diangóstico, planejamento e técnicas. O profissional que passa nessa prova pode então fazer o exame prático, onde apresentará vários casos clínicos, abrangendo várias áreas da ortodontia, que são minuciosamente avaliados por uma junta diretora de profissionais. Sendo aprovado, recebe o título de diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial.

Para que haja sempre uma busca pelo aprimoramento e qualidade, o profissional concorda em refazer o exame a cada 6 anos para poder se manter como diplomado pelo BBO.