A Associação Brasileira de Ortodontia foi fundada com o objetivo de lutar por uma ortodontia melhor, no aspecto científico, político e social. Saiba como a ABOR luta por você paciente e por você ortodontista:
Por que procurar um ortodontista ABOR?
O ortodontista que participa da associação está comprometido com a ortodontia, com sua própria capacitação técnico-científica, a ética e principalmente, com seu paciente.
Para participar da associação, o ortodontista deve ter uma boa postura perante a sociedade e aos outros ortodontistas. Apenas com a aprovação de outros 3 colegas pode-se participar da associação. E o profissional que não mantiver os preceitos éticos e decoro profissional é desligado dos quadros da abor.
Luta por uma ortodontia melhor
A ABOR conseguiu com muito esforço e luta, a aprovação do aumento da carga horária mínima para os cursos de especialização em ortodontia de apenas 1.000 horas para 2.000 horas. Essa alteração foi feita junto ao CFO.
Isso beneficia primeiramente o próprio cirurgião-dentista, já que muitos colegas saem da faculdade sem saber a importância que a especialização tem para a sua vida profissional e acabam sendo vitimas de cursos mercantilistas, que buscam apenas o lucro financeiro e não o ensino sério e ético da ortodontia.
E o maior beneficiado por isso é o próprio paciente, que vai ter a sua disposição um ortodontista com melhor formação e mais experiência.
Compromisso com a educação técnico-científica do associado
A ABOR e suas entidades regionais promovem cursos e congressos com frequência, visando a atualização dos associados, para que estes possam prover tratamentos melhores para seus pacientes. As filiais regionais da associação promovem cursos durante o ano e fazem um congresso a cada dois anos. A ABOR nacional promove um Congresso com vários cursos e participantes internacionais, sendo esse o maior congresso de ortodontia do Brasil.
O Associado ABOR tem a sua disposição também convênios na assinatura de publicações científicas, como a revista de ortodontia dental press.
Compromisso com o paciente e com o público
Através de campanhas de conscientização junto à população, a ABOR orienta que os pacientes procurem um tratamento ortodôntico com qualidade e seriedade. Aparelho ortodôntico não é enfeite ou brincadeira, é um tratamento de saúde com riscos e efeitos colaterais se não for propriamente conduzido. Uma das prioridades da associação é que o paciente tenha a sua disposição ortodontistas bem preparados. Ela dispõe em seu site uma lista de associados.
E então, seu ortodontista é membro da ABOR?
Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia pela ABO-GO com 10 anos de experiência. Mestre e doutorando em ciências da saúde pela UFG. Professor nas universidades Fasam e Integra, membro da diretoria da Associação Brasileira de Ortodontia (ABOR-GO). Credenciado no sistema Invisalign e apaixonado por ensino, música e tecnologia. Artigos publicados neste blog, sites e revistas científicas.