Em pacientes adultos e com mais exigência, a estética do tratamento ortodôntico é quase tão fundamental quanto o resultado final.
Brackets estéticos são uma opção frequentemente requisitada por pacientes adultos que visam um tratamento ortodôntico mais discreto. Podem ser utilizados somente no arco superior ou em ambas as arcadas de acordo com o caso, porém, o ortodontista deve ter em mente algumas considerações no uso desse tipo de aparelho para que o perfil estético dos mesmos se mantenha durante o tratamento.
Dicas para melhorar a estética do tratamento ortodôntico
Remova excessos de resina
Excessos de resina que extravasam durante a colagem desses brackets devem ser removidos com uma sonda antes da polimerização ou com alta rotação após a polimerização. Essa resina tende a sofrer alterações de cores incompatíveis com a cor do bracket e geralmente aparecem amareladas.
Procure usar fios ortodônticos sem acessórios
Quanto mais simples for o arco instalado, mais discreto ele será. Evite utilizar ganchos, acessórios, dobras e alças que não sejam necessários à mecânica. Mas obviamente, não deixe de usá-los quando forem essenciais para o tratamento ortodôntico, pois o resultado final é mais importante que a estética durante o tratamento.
Use stops de resina
Ao invés de usar ligaduras de metal para fazer tie-together de canino à canino para manutenção de espaço, stops de resina polimerizável podem ser utilizados nas distais de caninos com o mesmo objetivo. Resinas fluídas ou para a proteção da mucosa do paciente servem bem esse propósito.
Stops de resina também podem ser utilizados no lugar de stops de metal ou v-bends para evitar que o arco se desloque.
Oriente seu paciente
Antes de decidir com seu paciente sobre um planejamento ortodôntico com brackets estéticos, oriente-o quanto à mudanças de hábitos e dietas que podem se fazer necessárias. Bebidas e alimentos com corantes como café e açafrão podem pigmentar as ligaduras do aparelho, cigarro também causa grandes alterações de cor. Se seu paciente não está disposto a controlar esse tipo de hábito, ele deveria ter uma expectativa mais realista quanto aos aspectos estéticos do aparelho ortodôntico
Realize a limpeza do aparelho ortodôntico
Através de jatos de bicarbonato ou ultrasom, remova manchas e acúmulos de placa calcificada em cada consulta. É uma dica importante para melhorar a estética do tratamento ortodôntico, pois além de melhorar a estética, você melhora a saúde periodontal.
Utilize mecânicas segmentadas
Não ter nenhum bracket presente na superfície do dente é com certeza mais discreto que ter um bracket, mesmo que ele seja estético. Mecânicas segmentadas podem ser utilizadas quando o alinhamento dos dentes anteriores pode ser postergado. Se seu planejamento possibilitar essa opção, ela pode estar em consonância com as expectativas estéticas do paciente durante o tratamento ortodôntico.
Referências
- Melsen, B. Adult Orthodontics. 1 ed. West Sussex, UK: Wiley-Blackwell, 2012.
Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia pela ABO-GO com 10 anos de experiência. Mestre e doutorando em ciências da saúde pela UFG. Professor nas universidades Fasam e Integra, membro da diretoria da Associação Brasileira de Ortodontia (ABOR-GO). Credenciado no sistema Invisalign e apaixonado por ensino, música e tecnologia. Artigos publicados neste blog, sites e revistas científicas.