Passos para um bom tratamento Invisalign
1- Sempre reveja o ClinCheck.
Antes de cada consulta com o paciente o Invisalign Doctor deve rever o clincheck para conferir se as movimentações estão de acordo com o planejamento e qual será o próximo passo. Pense nele como um modelo de estudo sempre atualizado ao qual você pode recorrer para acompanhar a evolução do tratamento com Invisalign. Através dele também você pode se preparar para a próxima consulta, organizando os materiais necessários.
Acompanhando o ClinCheck com frequência e atenção, fica mais fácil encontrar discrepâncias no tratamento e eliminá-las antes que causem algum atraso ou necessidade de refinamento.
2- Anote seus desgastes!
Quanto mais preciso o Invisalign doctor for em seus desgastes, mais próximo do planejamento ideal você vai estar. Use o calibrador de IPR para ter mais precisão e anote na ficha do paciente os desgastes realizados. Para maior conforto do paciente e melhor precisão, faça os desgastes progressivamente.
3-Nunca jogue fora seus alinhadores antigos!
Jamais descarte alinhadores já utilizados. Caso o paciente perca os alinhadores atuais (e na pior das hipóteses, o alinhador antes dele), é fundamental ter mais reservas até que novos alinhadores cheguem. E é importante ter o alinhador template dos attachments, caso esses precisem ser recolocados.
4-Cuidados com os attachments
4.1-Confira a colagem e integridade dos Attachments
O Invisalign doctor deve conferir se os attachments estão presentes e intactos, você pode usar o clincheck para se lembrar das formas e posições dos attachments. Caso algum esteja danificado, remova-o e use o alinhador template para uma nova instalação (pode ser necessário recortar o alinhador template).
Uma das causas para falha na colagem de attachments é a contaminação da superfície dentária ou uso de materiais (resina ou adesivo) que não foram projetados para serem usados como attachments. Redobre a atenção quando colar attachments em coroas com ouro, porcelana ou restaurações. Em alguns casos pode ser interessante usar um jato de óxido de alumínio nessas superfícies para prepará-las para a colagem e usar materiais específicos para essas superfícies.
Outra opção é solicitar que não sejam instalados attachments nessas superfícies durante a aprovação do ClinCheck. Lembre-se que o técnico da Invisalign não consegue saber o tipo de superfície que ele está trabalhando pelo software (use o questionário de prescrição para solicitar que attachments não sejam colados em dentes específicos).
4.2-Confira se os attachments estão ativados
Os attachments têm uma superfície ativa, que devem estar em contato com o alinhador para causar a movimentação dentária. O Invisalign doctor pode conferir isso comparando o alinhador template com o alinhador atual.
4.3-Use resinas recomendadas pela Invisalign
Uma pesquisa conduzida pela Invisalign avaliou os materiais presentes no mercado e recomenda que o Invisalign-doctor use os seguintes produtos para um melhor desempenho na colagem de attachments e os respectivos agentes de adesão:
–3M Filtek Supreme Plus (3M Adper Prompt L-Pop)
–3M Filtek Z250 (3M Adper Prompt L-Pop)
–Ivoclair Tetric EvoCeram (Gc G-bond)
5-Cuidado com problemas de “Tracking”
Um problema de tracking é o nome que se dá quando a movimentação dentária não acompanha o planejamento. Pode ser visto clinicamente pelo não encaixe do alinhador. É um problema recorrente e muitas vezes ignorado pelo Invisalign doctor. Os dentes devem estar completamente inseridos no alinhador, caso algum haja alguma sobra entre o alinhador e o dente, deve-se procurar a causa.
Problemas de tracking podem ser devido à falta de IPR. Confira sempre com fio dental e faça desgaste nos dentes de interesse.
Outra situação que ocorre com frequência é a falta de uso de alinhadores por parte do paciente. Compare sempre a situação atual com o ClinCheck para validar o plano inicial e andamento do tratamento.
Podem ser a causa de problemas de encaixe de alinhador: presença de cálculo, novos procedimentos restauradores ou fraturas dentárias.
Sempre acompanhe pelo ClinCheck as movimentações dentárias. Um dente que não intruiu de maneira correta pode fazer com que o alinhador não assente corretamente nos dentes vizinhos, causando um problema de tracking.
As opções para lidar com um problema de tracking são:
-Não fazer nada e resolver o problema no próximo refinamento
-Usar alicates de detalhamento ou alguma técnica auxiliar
-Solicitar um refinamento
6-Pare, pense, refine.
Não tenha medo de usar os refinamentos no meio do tratamento! Muitos tratamentos Invisalign pedem um refinamento em estágios intermediários. O Invisalign doctor deve estar sempre atento e reavaliando seu tratamento. Converse antes do início do tratamento começar sobre a possibilidade de um ou mais refinamentos serem realizados, alguns até mesmo durante o tratamento.
7-Recorra ao time!
Sugiro que o Invisaling doctor sempre entre em contato com o suporte clínico da Invisalign no Brasil, são extremamente prestativos e estão à sua disposição para dúvidas. Lembre-se, Invisalign é uma técnica nova e a maioria dos ortodontistas ainda é inexperiente no uso de alinhadores. Então não existem motivos para não procurar ajuda quando necessário.
Quando abrir um chamado, envie o nome e ID do paciente, estágio atual do tratamento, fotos com o alinhador na boca do paciente evidenciando o problema e fotos intra-orais sem o alinhador, para que o time da Invisalign possa comparar com o estágio atual no ClinCheck.
Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia pela ABO-GO com 10 anos de experiência. Mestre e doutorando em ciências da saúde pela UFG. Professor nas universidades Fasam e Integra, membro da diretoria da Associação Brasileira de Ortodontia (ABOR-GO). Credenciado no sistema Invisalign e apaixonado por ensino, música e tecnologia. Artigos publicados neste blog, sites e revistas científicas.