É de uso comum o termo manutenção de aparelho ortodôntico. Pacientes usam e até mesmo muitos colegas usam. Mas é certo falar que vamos fazer uma manutenção?
Na postagem de hoje, vamos falar sobre o motivo pelo qual você não deve levar seu aparelho para fazer uma manutenção.
Manutenção é definida pelo dicionário Aurélio como ato ou efeito de manter, conservar. Para início de conversa, o seu ortodontista não tem como objetivo principal manter ou conservar seu aparelho ortodôntico e sim realizar o diagnóstico, planejamento e executar o tratamento de uma situação fora do normal, muitas vezes percebida também pelo paciente.
Nós ortodontistas não “mantemos”, na maioria das vezes nós “modificamos”, criamos uma alteração na posição dos dentes e outras estruturas para satisfazer as expectativas do paciente. Manutenção na minha opinião, é o que é realizado no seu carro e na sua geladeira para que eles funcionem. E no caso da ortodontia, manutenção de aparelho ortodôntico é um termo que infelizmente foi consagrado pelo uso.
O tratamento ortodôntico é o último passo de uma série de etapas
Quando um paciente faz a primeira consulta, o ortodontista deve fazer uma série de procedimentos de exames para investigar os problemas esse paciente apresenta. Não se enganem, não são as fotografias e radiografias que servem como base para o planejamento de seu caso, e sim o que o seu ortodontista vê quando você se senta na cadeira odontológica pela primeira vez. Este é o exame clínico, o passo mais importante na obtenção do diagnóstico.
Todo o cuidadoso e minucioso processo que levamos anos para aprender e aperfeiçoar, o de realizar o diagnóstico do problema ortodôntico, é exercido naquela primeira hora que passamos com o paciente. E quanto mais atencioso e cuidadoso é esse processo, mais seu ortodontista está empenhado em te oferecer um bom tratamento.
Após essa coleta de dados e o uso de exames complementares, o seu ortodontista deverá estudar seu caso e em uma conversa clara e franca, expor os problemas observados para seu paciente, de maneira clara e sem termos técnicos para que este entenda possa decidir sobre seu próprio tratamento. Você, paciente, é o dono do seu tratamento ortodôntico; você tem a obrigação de se esclarecer sobre ele e entender o que está acontecendo. Se seu ortodontista não estiver sendo claro, peça para que ele simplifique! Mas não comece um tratamento ortodôntico com dúvidas.
O que é a manutenção de aparelho ortodôntico então?
Manutenção não é o valor cobrado pelo seu ortodontista pelas consultas ortodônticas. Isso se chama honorário profissional.
Também não é o procedimento de “apertar” o aparelho. Isso se chama ativação do aparelho ortodôntico.
Manutenção é um termo incorreto que caiu no uso popular. Não tem problema o paciente falar esse termo, porém, acredito que o ortodontista deve falar de maneira acessível sem deixar de ser clara com seu paciente. E um ortodontista que seu trabalho de uma manutenção de aparelho ortodôntico está desvalorizando os anos que passou estudando e se dedicando a seu trabalho.
Que tipo de valor você dá a um profissional se esse não dá valor ao seu próprio trabalho?
Aos colegas: A valorização do seu trabalho não consiste em apenas falar o termo certo, valorizar seu trabalho é realizá-lo com o máximo de empenho sempre. Nunca deixar passar uma oportunidade de se atualizar, pois isso é do maior interesse do próprio paciente. Você paciente, nos paga pelo nosso tempo, pelo nosso conhecimento e pela nossa habilidade. A primeira pessoa que deve valorizar e acreditar que somos capazes, somos nós mesmos, os ortodontistas.
Então, procure um profissional que se valorize, que se atualize, que tenha ética e respeito por você, pela sua própria profissão e pelos colegas de profissão.
Não busque profissionais que estão lá para “montar aparelhos” ou “fazer manutenção de aparelho ortodôntico” e sim para realizar tratamentos!
O tratamento ortodôntico é muito mais que “montar um aparelho e trocar borrachinhas”, fazer “manutenções”. Envolve conhecimentos profundos de uma profissão que foi a primeira especialidade reconhecida na área de odontologia e que há mais de 100 anos vêm sendo estudada incansavelmente por inúmeros profissionais.
Procure um ortodontista que reconheça isso, que valorize seu trabalho, pois o maior interessado em receber um bom atendimento no final, é você mesmo.
O site da Associação Brasileira de Ortodontia é um bom lugar para encontrar profissionais dedicados, assim como o site do Board Brasileiro de Ortodontia.
Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia pela ABO-GO com 10 anos de experiência. Mestre e doutorando em ciências da saúde pela UFG. Professor nas universidades Fasam e Integra, membro da diretoria da Associação Brasileira de Ortodontia (ABOR-GO). Credenciado no sistema Invisalign e apaixonado por ensino, música e tecnologia. Artigos publicados neste blog, sites e revistas científicas.