Aparelhos ortodônticos fixos são compostos por várias peças e vários materiais. Existem hoje até mesmo vários tipos de aparelhos ortodônticos, como os estéticos, auto-ligantes, linguais e os alinhadores transparentes.
O post de hoje explica um pouco sobre algumas das peças mais comuns usadas no aparelho ortodôntico fixo e suas funções.
Brackets
A peça mais utilizada é claro, o bracket. O bracket é aquela peça que é colada pelo ortodontista com resina diretamente ao dente e serve como o ponto de aplicação da força do fio ortodôntico, o que causa a movimentação dentária. É muito importante que o bracket esteja bem posicionado na sua colagem, pois isso é um dos fatores mais importantes no posicionamento final do dente; por esse motivo é essencial que esse procedimento seja realizado pelo ortodontista. Devemos ter cuidado com alimentos duros, pois eles soltam os brackets, o que atrasa o tratamento ortodôntico.
Bandas e tubos
Nos molares (dentes mais posteriores) geralmente usamos tubos e bandas ortodônticas. A imagem ao lado mostra uma banda, esse anel metálico em volta do dente, com um tubo soldado nela. Tubos também podem ser colados diretamente aos dentes, como os brackets. Bandas tendem a ser mais resistentes que tubos colados, mas podem se amassar e soltar com alimentos duros ou puxentos (como balas, caramelo, pipoca). Alguns ortodontistas preferem usar tubos colados, que basicamente tem a mesma função. O paciente deve tomar bastante cuidado com a higienização desses acessórios, pois tendem a acumular mais alimentos, o que pode levar a descalcificações (cáries) e formação de cálculo (tartaro).
Ligaduras elásticas e metálicas
As borrachinhas usadas no aparelho são chamadas ligaduras elásticas. Elas têm a função de prender o fio ortodôntico no bracket. Podem vir em várias cores mas a função é sempre a mesma. Também podem ser usadas ligaduras metálicas, essas são feitas com um fio fino de aço.
Uma ligadura um pouco diferente é a corrente, que são várias ligaduras juntas, usadas para puxar os dentes em alguma direção e fechar espaços.
Elástico Ortodôntico
Os elásticos são usados comumente no tratamento com a função de auxiliar o movimento dentário. Se bem utilizados, podem fazer com que o tratamento ortodôntico se desenvolva com mais eficiência e rapidez. Mas para isso é necessária a cooperação do paciente. Alguns dos seus usos são na correção de mordidas abertas, dentes cruzados, e para melhorar o encaixe das arcadas dentárias superior e inferior.
O fio ortodôntico.
O fio ortodôntico gera forças sobre os dentes, o que leva a movimentação dentária. Temos várias formas de fios (quadrados, redondos e retangulares), vários calibres (de 0,010 polegadas até fios com 0,022 polegadas) e vários materiais (aço, Níquel e Titânio e várias ligas de metais misturados). Cada fio tem o momento adequado para ser utilizado durante o tratamento. No início do tratamento ortodôntico, são utilizados fios mais leves e redondos (menos calibrosos) progredindo para fios mais rígidos e calibrosos. Deve-se tomar cuidado com alimentos duros, que podem amassar o fio e causar movimentos indesejados dos dentes.
Acessórios diversos
Botões, ganchos, mini-implantes, stops, arcos trans-palatinos, separadores… existem inúmeros outros acessórios auxiliares a disposição do ortodontista para realizar o tratamento. Porém não são usados em todos os casos.
Conclusão
Esses foram os acessórios ortodônticos mais comumente utilizados. Cada um tem uma função e infelizmente, são frágeis. A quebra do aparelho é um dos maiores motivos para atrasos no tratamento. Tomando-se o devido cuidado com seu aparelho ortodôntico, seu tratamento será mais eficiente e mais rápido.
Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia pela ABO-GO com 10 anos de experiência. Mestre e doutorando em ciências da saúde pela UFG. Professor nas universidades Fasam e Integra, membro da diretoria da Associação Brasileira de Ortodontia (ABOR-GO). Credenciado no sistema Invisalign e apaixonado por ensino, música e tecnologia. Artigos publicados neste blog, sites e revistas científicas.