Você sabia que bebês com alteração no frênulo lingual (conhecido como freio da língua) vão ter dificuldades de sucção e deglutição que podem interferir na amamentação e possibilitar o desenvolvimento de problemas de fala e ortodônticos?
Existe um teste simples, rápido e indolor que pode detectar alterações no desenvolvimento do frênulo lingual logo nos primeiros dias do bebê e esse teste agora é obrigatório por lei. Nossa convidada, a Odontopediatra Dra. Lílian Guedes fez uma postagem em colaboração com o blog para explicar mais sobre o teste e seus benefícios:
Como é o teste?
O teste é muito simples, rápido e indolor: É feito nos primeiros dias de vida do bebê. Uma odontopediatra, fonoaudiólogo ou otorrino capacitado irá avaliar a anatomia da língua do bebê, além de observar a sucção durante a amamentação, choro e respiração. O teste é gratuito em hospitais da rede pública e privada. Se observado o problema, pode ser corrigido imediatamente pela frenectomia.
A cirurgia de freio (frenectomia) é um procedimento simples, realizado no consultório com anestesia tópica ou local, não há necessidade de centro cirurgico e nem de anestesia geral. Pode ser realizada logo que se faça o diagnóstico, inclusive no recém nascido, e o bebê amamenta em seguida ao término do procedimento.
Problemas futuros que podem ser causados pela alteração do
frênulo lingual
Entre os problemas que podem resultar da “língua presa”, temos:
- Dificuldade de amamentação: A língua é essencial para a deglutição do leite materno. Quando há alteração na forma da língua, o bebê precisa de um maior esforço e de mais tempo para amamentar. Podendo dificultar a amamentação, que é extremamente importante para a saúde geral e bucal.
- Alterações na fala: A dicção alterada pode levar a dificuldades de aprendizado e baixa auto-estima para a criança na idade escolar.
- Futuros problemas ortodônticos: Como já foi dito em outra postagem, a língua é muito importante para o desenvolvimento do aparelho mastigatório e alterações nela vão causar problemas ortodônticos futuros, além do surgimento de hábitos de deglutição inadequados.
Direito por lei
O teste da linguinha é um direito concedido a todos os bebês da rede pública e privada pela lei 13.002/14 e é gratuito. Procure o profissional responsável na maternidade para que o teste seja feito nos primeiros dias da criança.
Agradeço a colaboração da Dra. Lilian Guedes. Segue abaixo mais informações e seu contato.
A odontopediatra Lilian de Fátima Guedes de Amorim possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da UFG e é especialista em Odontopediatria pela Universidade Federal de Santa Maria. Foi sócia-fundadora da Associação Brasileira de Odontopediatria – Regional Goiás e presidiu a associação no biênio 1989/1990.
Faz parte do corpo docente da Faculdade de Odontologia da UFG, como Professora Assistente das Disciplinas de Clínica Infantil e Unidade Odontológica Infantil. Na Vitae Odontologia é diretora e sócia-proprietária, onde atua como odontopediatra, realizando atendimento odontológico de bebês, crianças e adolescentes.
Contato – Vitae Odontologia: 62-4009- 2200
Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia pela ABO-GO com 10 anos de experiência. Mestre e doutorando em ciências da saúde pela UFG. Professor nas universidades Fasam e Integra, membro da diretoria da Associação Brasileira de Ortodontia (ABOR-GO). Credenciado no sistema Invisalign e apaixonado por ensino, música e tecnologia. Artigos publicados neste blog, sites e revistas científicas.