Apertei o aparelho ortodôntico e agora estou com dentes moles!
Esse é um susto comum durante o tratamento ortodôntico: Após as ativações do aparelho ortodôntico feitas pelo seu ortodontista, os dentes parecem estar abalados, amolecidos.
Isso é motivo para preocupação ou não? Descubra na postagem dessa semana!
O que acontece quando seu aparelho ortodôntico é ativado?
O ligamento periodontal é a fina camada entre os dentes e osso.
Primeiro, precisamos entender como é a anatomia do dente e que alterações o aparelho ortodôntico causa.
O dente é ligado ao osso que o apóia por algo chamado ligamento periodontal (que basicamente quer dizer ligamento em volta do dente). Esse ligamento é composto por milhares de pequenas fibras imersas em um líquido e tem a espessura de uma folha de papel. Seu trabalho é suportar e manter o dente no mesmo lugar, mas ao mesmo tempo dando a ele uma flexibilidade de movimento para efetuar ações como a mastigação. Na verdade, o ligamento periodontal é um verdadeiro amortecedor, podendo suportar pressões de até 50kg facilmente.
Quando mastigamos, o ligamento se flexiona e volta, de maneira muito rápida então nada acontece. Porém, quando seu ortodontista ativa o aparelho ortodôntico, uma parte da raiz do dente vai comprimir o osso e a outra vai tracioná-lo, através das fibras do ligamento periodontal que se ligam a ele.
Isso tudo causa uma reação do nosso organismo, mais especificamente uma inflamação. Isso mesmo, uma inflamação igual à de um machucado. Entre os sintomas da inflamação temos dor (a sensibilidade após a ativação do aparelho) e o aumento do fluxo sanguíneo naquela área, o que deixa o espaço do ligamento espesso, ao mesmo tempo que muda a forma do osso ao redor do dente para que ele possa se movimentar.
Nesse momento então, o dente está com o ligamento que o suporta passando por várias reações e o que o paciente sente os dentes moles (e realmente eles estão) e sensíveis.
Esse processo dura alguns dias e a dor e sensação de dentes moles passa após esse período.
E se a dor continuar?
Mas muitas vezes a dor e sensação de dentes moles pode continuar até a próxima ativação.
Quando mudamos a posição de um ou mais dentes, durante um período, não haverá um encaixe perfeito dos dentes. O que acontece com frequência é o surgimento de prematuridades: dentes que se tocam muito antes dos outros e por isso sofrem uma sobrecarga maior. Isso causa uma sensação de “dente crescido” e amolecido e dor na mastigação.
Essas prematuridades são transitórias, ocorrendo apenas até o dente chegar até uma posição onde vai haver um melhor engrenamento. Nesse momento, a dor e sensibilidade cessarão sozinhas.
O aparelho ortodôntico pode fazer dentes moles caírem?
A notícia boa é que não precisa ter medo, todo esse processo é transitório e em breve o ligamento vai se reorganizar e novo osso vai ser formado enquanto o dente se movimenta. Apesar de os dentes ficarem com mobilidade, a inflamação vai regredir e os sintomas ficam mais amenos. Todo esse processo leva cerca de três a quatro semanas, que é justamente o tempo que seu ortodontista espera até seu corpo estar pronto para outra ativação do aparelho.
Então, sem sustos: é tudo parte do processo e um pequeno sacrifício em busca de um resultado muito melhor: o sorriso que você quer!
Agora, dentes amolecidos sem aparelho ortodôntico é um problema sério! Leia um artigo interessante sobre isso no blog Medo de Dentista e no Dicas Odonto!
Consulte mais dúvidas na nossa central de dúvidas!
Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia pela ABO-GO com 10 anos de experiência. Mestre e doutorando em ciências da saúde pela UFG. Professor nas universidades Fasam e Integra, membro da diretoria da Associação Brasileira de Ortodontia (ABOR-GO). Credenciado no sistema Invisalign e apaixonado por ensino, música e tecnologia. Artigos publicados neste blog, sites e revistas científicas.