Durante a troca dos dentes de leite, quando elas acontecem e a importância de se ter um ortodontista e odontopediatra acompanhando esse momento. Os dentes de leite são muito importantes para nosso desenvolvimento, e o cuidado com eles pode ser muito benéfico em se evitar ou minimizar a necessidade do uso de aparelhos ortodônticos futuramente.
Os dentes de leite são um aparelho ortodôntico natural
Se houver um espaço entre algum dente, é muito comum que o corpo tente fechar esse espaço de alguma maneira, pois a oclusão (nossa mordida) fica instável e o corpo sempre busca o equilíbrio. Quando perdemos um dente de leite, seja completamente ou parcialmente (perda de esmalte da coroa por fraturas ou cáries), os dentes próximos a ele podem se movimentar na direção desse espaço. Isso pode alterar a oclusão, causar dificuldades de higienização e falta de espaço para que os dentes permanentes nasçam.
Os dentes de leite mantém o espaço para os dentes permanentes nascerem
A coroa dos dentes de leite é um pouco maior que a dos dentes permanentes. Isso, em conjunto com o crescimento da mandíbula e da maxila possibilita que um número maior de dentes permanentes tenham espaço para nascer (temos 32 dentes permanentes contra 20 de leite). Manter os dentes de leite até a hora ideal pode ajudar a evitar problemas ortodônticos por falta de espaço.
É natural e até mesmo desejável que hajam espaços entre os dentes da criança. Esse tipo de arco dentário é um sinal de que a criança vai ter mais espaço para os dentes permanentes e uma menor possibilidade de apinhamento dentário.
Os dentes de leite ajudam os dentes permanentes a irromperem
Quando um dente permanente está se desenvolvendo dentro dos ossos dos maxilares, sua coroa reabsorve a raiz do dente de leite e segue o espaço deixado por ela. Se o dente de leite é perdido muito cedo, esse espaço é preenchido por osso e o dente permanente vai ter mais dificuldade em irromper.
É fundamental manter a saúde dos dentes de leite. A odontopediatra é essencial desde que a criança é um bebê e deve supervisionar a saúde bucal durante toda a infância. Dentes de leite saudáveis significam menor necessidade de tratamento ortodôntico futuramente.
Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia pela ABO-GO com 10 anos de experiência. Mestre e doutorando em ciências da saúde pela UFG. Professor nas universidades Fasam e Integra, membro da diretoria da Associação Brasileira de Ortodontia (ABOR-GO). Credenciado no sistema Invisalign e apaixonado por ensino, música e tecnologia. Artigos publicados neste blog, sites e revistas científicas.