Mordida aberta – Por que os dentes da frente não encostam?

45091

Os dentes anteriores têm papel fundamental na estética, mastigação e fala. A mordida aberta é um problema que pode afetar esses dentes fazendo com que eles não se toquem e trazendo prejuízos funcionais, estéticos e emocionais para o paciente. Leia no post dessa semana sobre o que é a Mordida Aberta e quais as opções que seu ortodontista pode te dar para sua correção.

A Mordida Aberta Anterior

A mordida aberta ocorre quando algum dente não toca no dente antagonista da arcada oposta. Ela pode ocorrer de várias maneiras, pode ser individual ou vários dentes, pode acontecer na parte da frente e também nos dentes de trás, em vários dentes ou individualmente. Esse problema tem consequências na estética do sorriso, atrapalha a função (compromete a mastigação, já que os dentes não conseguem cortar o alimento) e também a fala. Várias vezes pode estar acompanhado de outro problemas como dentes protrusos (dentes anteriores projetados para frente) e dentes posteriores cruzados.

Exemplo de mordida aberta anterior e mordida cruzada posterior
Mordida aberta anterior e mordida cruzada posterior

Qual a causa da Mordida Aberta?

menina chupando dedo

O mais importante para o tratamento da mordida aberta é estabelecer a causa. Ela pode acontecer por causa de um hábito, por causa de uma alteração de crescimento ou posicionamento dentário.
mordida aberta linguaQuando existe a presença de um hábito, seja chupar dedo, alterações de deglutição ou de posicionamento de língua, pode ocorrer uma mordida aberta. O dente irrompe geralmente até entrar em contato com o dente da arcada oposta. Quando há a presença de um “obstáculo”, como a língua má-posicionada, pode ocorrer uma alteração na irrupção desse dente, pode-se dizer que o dente entende que o obstáculo é o dente da arcada oposta e cessa sua irrupção. Interromper um hábito prejudicial pode ser o primeiro passo pra  corrigir a mordida aberta. É importante o diagnóstico precoce para um tratamento mais eficiente e estável.
Entre os hábitos, chamo atenção especialmente para a respiração bucal. Quando a criança tem uma respiração alterada, além de vários sinais (olheiras, narinas menores, olhos caídos, cansaço durante o dia e baixo rendimento escolar), pode causar a mordida aberta, até mesmo causando alterações no crescimento da face.
Alterações de crescimento dos ossos do crânio são uma importante causa de mordida aberta. Quando a maxila e mandíbula crescem em direções muito diferentes (a mandíbula cresce muito para baixo por exemplo), os dentes são levados em direções opostas e pode surgir uma mordida aberta. Nesses casos o tratamento ortodôntico pode não ser tão eficiente sozinho e cirurgia para reposicionar esses ossos pode ser necessária.
Posicionamentos dentários incorretos podem em alguns casos causar interferências que irão evitar o fechamento completo da mordida. Dentes posteriores podem irromper excessivamente, abrindo a mordida.

Correção da mordida aberta

A correção da mordida aberta se dá com tratamento ortodôntico nos casos onde o problema é apenas dentário, ortopédico em pacientes com envolvimento esquelético ainda em crescimento, ou cirúrgico quando há envolvimento esquelético sem crescimento (adultos). A cooperação do paciente é fundamental, pois muitas vezes serão necessários uso de elásticos para realizar o fechamento da mordida.

É importante mencionar que a mordida aberta tem um risco elevado de recidiva, a instabilidade dos resultados obtidos após o tratamento. Então, o período de contenção pós-tratamento é muito importante, pois seu ortodontista irá fazer o acompanhamento para avaliar a estabilidade dos resultados e intervir caso seja necessário.

Finalmente, é importante ressaltar que casos onde a indicação de correção é cirúrgica, não podem ser corrigidos apenas ortodonticamente, pois haverá uma chance ainda maior de recidiva.