Com que idade meu filho deve parar de chupar o dedo?

2410

Todo pai sabe como é difícil fazer uma criança parar de chupar dedo.

O hábito de sucção digital (chupar dedo), é natural em bebês e recém-nascidos. Traz sensações prazerosas e de conforto para o bebê. Mas até que ponto esse hábito é saudável para o bebê? E até quando a criança pode manter esse hábito sem que hajam prejuízos para o seu desenvolvimento dentário?

A ortodontia e a sucção digital

Hábitos de sucção são comuns em crianças. Ele vêm da necessidade psicológica que a criança tem por nutrientes e estão fortemente ligados a alimentação. Crianças com desenvolvimento normal tem uma necessidade de sucção que é natural e normal. Existem dois tipos de sucção: a nutritiva, onde a criança se alimenta (ex.: seio e mamadeira) e a não-nutritiva, onde a criança sente necessidade de realizar sucção, mesmo sem se alimentar (chupeta, dedo, brinquedos).

A sucção é um estímulo importante no desenvolvimento das estruturas face da criança. A amamentação materna é importante para fortalecer a musculatura em volta da boca e estimula o crescimento da mandíbula.

Porém, se a criança não parar de chupar dedo após os 2 ou 3 anos pode acarretar em problemas ortodônticos graves, que afetam tanto os dentes quanto a face da criança.

Problemas ortodônticos causados pela sucção digital persistente

ORTODONTIA GOIANIA
O dedo altera a posição dos dentes superiores e inferiores

O movimento de sucção diminui a pressão interna da boca, o que faz com que a musculatura ao redor dos dentes se contraia e pressionem esses dentes. Isso ocorre principalmente nos dentes mais posteriores e com o passar do tempo, esses dentes podem se inclinar para dentro, o que causa uma mordida cruzada. Um dos dentes mais afetados por esse problema ortodôntico são os caninos, que ficam cruzados em boa parte das vezes.

Outro problema é que ao colocar o dedo ou chupeta na boca a criança interpõe algo entre os dentes anteriores. Se isso ocorre com muita frequência o corpo entende que os dentes já estão se tocando e aquela região deixa de se desenvolver no sentido vertical. Essa falta de desenvolvimento acarreta um problema ortodôntico chamado de mordida aberta anterior.

A mordida aberta anterior é de difícil correção, pois boa parte do tratamento ortodôntico depende da cooperação do paciente. A primeira parte e mais importante de todas, é parar com o hábito de sucção de dedo. Não importa o aparelho ortodôntico que for utilizado pelo ortodontista, todo tratamento vai falhar se não houver o controle do hábito. Além da correção ortodôntica ficar muito mais difícil e demorada, existe grande possibilidade de que ao final do tratamento ocorra uma recidiva (o problema volte a aparecer).

Mordida aberta se a criança não parar de chupar dedo
Mordida aberta causada por sucção de dedo

Como parar de chupar dedo?

É importante descobrir por quê a criança está desenvolvendo o hábito se quisermos ajudá-la a parar de chupar dedo. Caso seja uma compensação emocional, pode ser indicado a ajuda de uma psicóloga. A ortodontia também pode ajudar através de aparelhos e dispositivos utilizados para dificultar que a criança chupe o dedo, tornando a sucção digital mais difícil.

É importante sempre conscientizar e educar a criança, pois no final das contas, a vontade de parar tem que vir dela mesma. Nenhum tratamento terá sucesso se a causa do problema não for eliminada, a comunicação e apoio dos pais é fundamental para ajudar a criança a vencer esse problema.

Grade palatina para parar de chupar dedo
Grade palatina: um exemplo de aparelho para ajudar a controlar a sucção

Leia também sobre quais problemas os pais devem ficar atentos durante a troca de dentes e como a ortodontia pode atuar sobre alterações da face durante o crescimento da criança.

Alexandre da Veiga Jardim
Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia pela ABO-GO e mestrando em ciências da saúde pela UFG.

Comentários

comentários

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi, bom dia
    tenho uma filha de 1 ano e 3 meses e chupa o dedo polegar o dia inteiro. Nao sei onque fazer para q ela pare… ja seria oncaso de recorrer a dentistas, fonos ou psicologos? Eu acredito q essa necessidade parte do emocional, pois a mesma apresenta um histórico q me leva a crer q seja isso. Como nascimento precoce de 35 semanas, é muito insegura, nao fica sozinha nenhum momento… entre outros casos…

    • Olá Elisiane,

      Até a troca por dentes permanentes o hábito de chupar dedo não causa grandes problemas, mas é sempre interessante ir reforçando a necessidade da interrupção desse hábito para a criança. As crianças realmente chupam dedo para suprir alguma necessidade emocional.

      Como existe um aspecto psicológico ligado a necessidade da criança de chupar dedo. É sempre interessante uma avaliação mais ampla (se necessário com psicólogo) caso ela não pare. A ortodontia pode ser uma auxiliar para ajudar a criança a cessar o hábito, mas é fundamental descobrir a causa.

Deixe uma resposta