Tratamento de canal e ortodontia – Entrevista com Dr. Paulo Otávio Souza

8896

No post de hoje o Dr. Paulo Otávio Carmo Souza, especializando em endodontia e mestrando em clínica odontológica responde a algumas perguntas frequentes de pacientes relacionadas a tratamento de canal (necrose pulpar) e ortodontia.

Caso deseje entrar em contato com o Dr. Paulo Otávio, pode encontrá-lo no instagram no perfil @implantaeodontologia ou pelo e-mail paulotaviocs@gmail.com.

1) A força para movimentar o dente pode causar a necrose do dente?

A resposta é não. A nutrição do dente é realizada por um delicado vaso sanguíneo que penetra na raiz do dente. Se este vaso sanguíneo é rompido, o dente entra em processo de necrose. Na movimentação ortodôntica, a força aplicada é leve e lenta, não fornecendo condições para a ruptura do vaso sanguíneo. Além disso, devido a sua capacidade plástica, os tecidos que circundam o dente absorvem esta força ortodôntica, dissipando-a.

2) Quando a força ortodôntica aplicada for muito forte, aumenta a chance de necrosar meu dente  ?

A necrose dentária pode ocorrer devido a uma infecção dentária ou por rompimento dos vasos sanguíneos que nutrem o dente (necrose asséptica).

Mesmo com forças elevadas, a movimentação ortodôntica ocorre de maneira relativamente lenta e é muito improvável que chegue a ocorrer um rompimento do vaso sanguíneo que nutre o dente.

Geralmente, casos de necrose durante o tratamento ortodôntico estão relacionados a traumatismos não ligados ao tratamento, como acidentes que envolvem os dentes. Esses traumatismos podem ocorrer antes ou durante o tratamento, mas a necrose decorrente deles só dá sinais clínicos durante o tratamento.

3) Meu dente é girado e preciso rotacionar ele com o aparelho ortodôntico. Este movimento vai torcer os vasos sanguíneos e comprometer a nutrição do dente ?

Não, os tecidos se reorganizam em cada período de 15 a 21 dias, retornando à sua posição normal. Durante as ativações do aparelho, os tecidos constantemente renovam suas estruturas, remodelam e se adaptam bem a novas posições.

4) Nunca tive cárie no dente, mas meu dente está necrosado, qual pode ser a causa ?

Nos casos de necrose pulpar durante o tratamento ortodôntico, a história do traumatismo dental deve sempre ser levada em consideração. Geralmente,os pacientes não se lembram da ocorrência de pequenos golpes, acidentes domésticos que, aparentemente, podem parecer simples, mas concentram a força do impacto no ápice, causando pequeno deslocamento do dente e ruptura do vaso sanguíneo da polpa.