Dentes moles com o aparelho ortodôntico?!

20244

Apertei o aparelho ortodôntico e agora estou com dentes moles!

Esse é um susto comum durante o tratamento ortodôntico: Após as ativações do aparelho ortodôntico feitas pelo seu ortodontista, os dentes parecem estar abalados, amolecidos.

Isso é motivo para preocupação ou não? Descubra na postagem dessa semana!

O que acontece quando seu aparelho ortodôntico é ativado?

ligamento periodontalO ligamento periodontal é a fina camada entre os dentes e osso.

Primeiro, precisamos entender como é a anatomia do dente e que alterações o aparelho ortodôntico causa.

O dente é ligado ao osso que o apóia por algo chamado ligamento periodontal (que basicamente quer dizer ligamento em volta do dente). Esse ligamento é composto por milhares de pequenas fibras imersas em um líquido e tem a espessura de uma folha de papel. Seu trabalho é suportar e manter o dente no mesmo lugar, mas ao mesmo tempo dando a ele uma flexibilidade de movimento para efetuar ações como a mastigação. Na verdade, o ligamento periodontal é um verdadeiro amortecedor,  podendo suportar pressões de até 50kg facilmente.

Quando mastigamos, o ligamento se flexiona e volta, de maneira muito rápida então nada acontece. Porém, quando seu ortodontista ativa o aparelho ortodôntico, uma parte da raiz do dente vai comprimir o osso e a outra vai tracioná-lo, através das fibras do ligamento periodontal que se ligam a ele.

dentes moles com o aparelho ortodôntico
Como funciona a movimentação ortodôntica

Isso tudo causa uma reação do nosso organismo, mais especificamente uma inflamação. Isso mesmo, uma inflamação igual à de um machucado. Entre os sintomas da inflamação temos dor (a sensibilidade após a ativação do aparelho) e o aumento do fluxo sanguíneo naquela área, o que deixa o espaço do ligamento espesso,  ao mesmo tempo que muda a forma do osso ao redor do dente para que ele possa se movimentar.

Nesse momento então, o dente está com o ligamento que o suporta passando por várias reações e o que o paciente sente os dentes moles (e realmente eles estão) e sensíveis.

Esse processo dura alguns dias e a dor e sensação de dentes moles passa após esse período.

E se a dor continuar?

Mas muitas vezes a dor e sensação de dentes moles pode continuar até a próxima ativação.

Quando mudamos a posição de um ou mais dentes, durante um período, não haverá um encaixe perfeito dos dentes. O que acontece com frequência é o surgimento de prematuridades: dentes que se tocam muito antes dos outros e por isso sofrem uma sobrecarga maior. Isso causa uma sensação de “dente crescido” e amolecido e dor na mastigação.

Essas prematuridades são transitórias, ocorrendo apenas até o dente chegar até uma posição onde vai haver um melhor engrenamento. Nesse momento, a dor e sensibilidade cessarão sozinhas.

transtornos orto
É tudo transitório

O aparelho ortodôntico pode fazer dentes moles caírem?

A notícia boa é que não precisa ter medo, todo esse processo é transitório e em breve o ligamento vai se reorganizar e novo osso vai ser formado enquanto o dente se movimenta. Apesar de os dentes ficarem com mobilidade, a inflamação vai regredir e os sintomas ficam mais amenos. Todo esse processo leva cerca de três a quatro semanas, que é justamente o tempo que seu ortodontista espera até seu corpo estar pronto para outra ativação do aparelho.

Então, sem sustos: é tudo parte do processo e um pequeno sacrifício em busca de um resultado muito melhor: o sorriso que você quer!

Agora, dentes amolecidos sem aparelho ortodôntico é um problema sério! Leia um artigo interessante sobre isso no blog Medo de Dentista e no Dicas Odonto!

Consulte mais dúvidas na nossa central de dúvidas!

 

Alexandre da Veiga Jardim
Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia pela ABO-GO e mestrando em ciências da saúde pela UFG.

Comentários

comentários

96 COMENTÁRIOS

  1. Olá Dr. faz 15 dias que coloquei aparelho e nos primeiros 3 dias senti que os dentes da frente superiores estavam apertados e doendo um pouco. Depois ficou normal e com uns dias ficou a sensação de mole e quando mexia nele balançava um pouco. Faz uma semana que está mole como falei. Gostaria de saber se ele ficará mole até a próxima ativação? e quando for ativado será que ele volta a ficar durinho ? Ou como eles estão nessa fase de movimentação e não poderá ficar bem encaixados?
    Grato pela atenção !

    • Tudo bem Jeferson?

      Pode ficar tranquilo, a sensação de dentes moles é normal. A tendência é que ao apertar o aparelho você sinta os dentes amolecidos durante alguns dias, o que é parte do processo de movimentação do dente.

      Pode ser que ele fique sim, amolecido até a próxima ativação. E é mais provável ainda que você os sinta amolecidos nas ativações subsequentes.

      Se você sentir que algum dente está mais “alto” que os outros, pode ser um contato oclusal prematuro (falei sobre ele no artigo) e é geralmente transitório.

      Espero poder ter te ajudado com sua dúvida.

    • Olá Larissa, tudo bem?

      Nesse caso é importante que você comunique o que você está sentindo ao seu ortodontista.

      É sempre uma boa ideia fazer um acompanhamento radiográfico, para garantir.

      Quando apenas um dente está com a sensação de estar amolecido, uma causa comum é o trauma oclusal.

      O trauma oclusal ocorre quando um dente apenas recebe toda a sobrecarga da mastigação, deixando-o com a sensação de estar amolecido, dolorido ou “crescido”.

      Ocorre muitas vezes de maneira transitória durante o tratamento ortodôntico. Se você conversar com seu ortodontista, ele pode fazer um desgaste para ajustar o dente ou um movimento com o aparelho ortodôntico caso seja necessário.

      Seu ortodontista é a melhor pessoa para te ajudar nessas horas.
      =)

  2. Olá !!uso aparelho a 1 ano ,descobri através de uma panorâmica que meu dente da frente está com uma reabsorção interna ,isso pode ter sido causado pelo uso do aparelho?? E desde que coloquei aparelho sinto que meus dentes parecem estar meio moles !!

    • Olá Gleiciane, tudo bem?

      A reabsorção interna geralmente é causada por traumatismo dentário ou pulpopatias.

      Traumatismos como os causados por quedas e acidentes podem levar anos até desenvolver algum sintoma que seja notado pelo paciente, ou no caso, uma reabsorção.

      Pulpopatias são doenças que afetam a parte interna do dente, a polpa. Um exemplo seria a pulpite. Estas são causadas por vários motivos como alterações excessivas de temperatura, lesões de cáries ou os traumatismos já citados.

      O tratamento ortodôntico está mais comumente relacionado à reabsorção radicular externa, um outro tipo de reabsorção.

      Sugiro que você procure um endodontista para a avaliação deste dente, o quanto antes, pois ela pode ser progressiva.

      Quanto a questão de dentes moles, é comum isso, então não se preocupe. Enquanto você mantiver um acompanhamento com um periodontista durante o tratamento ortodôntico, não vão haver problemas.

      Espero ter te ajudado.
      Alexandre

  3. Ola dr.
    Tenho um dente de resina e coloquei aparelho há um mês Ontem fiz a primeira manutenção após colocar o aparelho e sinto muita dor neste dente. A dor é similar a dor de canal. É normal ou este dente cairá com a movimentação da arcada?
    Obrigada.

    • Olá Amanda, tudo bem?

      Esse tipo de dor não parece estar relacionada ao tratamento ortodôntico, onde a dor é mais parecida com a sensação de um “dente crescido”, sensível à mastigação e dando a impressão de estar amolecido.

      Pelo fato de ter uma restauração prévia nesse dente, recomendo que você comunique isso ao seu ortodontista para que ele possa avaliar esse dente e se necessário encaminhar para o profissional da competência.

      Alguns dentes que passaram por procedimentos restauradores extensos podem apresentar uma dor similar a que você descreveu, muitas vezes acompanhada de sensibilidade à temperatura.

      Acredito que se você comunicar esse ocorrido ao seu ortodontista ele poderá solicitar os exames necessários, mas não se preocupe: é extremamente improvável que esse dente irá cair, ok?

      Espero poder ter sido útil,
      Alexandre

  4. olá tudo bem ?
    então tem uns 2 anos que eu uso aparelho e só agora eu senti uns 3 dentes moles, tem quase 30 dias que eu fiz a ativação e faltam só 3 dias pra mim fazer de novo. mas estou com medo já faz uns 2 dias que tá doendo e só hoje eu senti eles moles…
    gostaria de saber se é normal ?

    • Olá Nathalia, tudo bem e com você?

      Se é a primeira vez que você sente estes dentes amolecidos e você não tem nenhum problema periodontal (gengiva e osso), pode realmente não ser nada.

      Alguns casos em que o paciente sente os dentes amolecidos e doloridos algum tempo após a ativação podem ser devido ao que chamamos de traumatismo oclusal, que é quando um dente recebe mais a carga da mastigação do que os outros. Geralmente é um efeito temporário no tratamento ortodôntico.

      O ideal é que você relate isso para seu ortodontista, ele é a melhor pessoa para te ajudar com isso, pois conhece seu caso e pode te avaliar clinicamente.
      Mas fique tranquila, na maioria das vezes não é nada com o que se preocupar.
      =)

    • Olá Giulia, tudo bem?

      Aí vão depender de vários fatores.

      Seu ortodontista deve ter avaliado suas radiografias para descartar quaisquer problemas de desenvolvimento dentário que possam ocorrer (Especialmente a agenesia, que já falei sobre aqui no blog).

      Se esse for o caso e estiver tudo bem, não há problemas em iniciar o tratamento ortodôntico.

      Muitos ortodontistas iniciam o tratamento no meio da fase de troca dos dentes e a medida que eles vão sendo trocados, as peças são coladas neles.

  5. Fiz um canal no dente da frente e depois de uma semana coloquei aparelho e esse dente está mais mole que os outros tenho a gengiva saudável é normal isso eu consigo até mexer com a mão o dente

    • Olá Elias.

      Pode ser um efeito temporário, mas pelo fato de você ter feito canal neste dente, é interessante um acompanhamento do seu ortodontista por radiografias e durante as consultas.

      Lembre-se de mencionar isso para ele na próxima consulta sua.

  6. Ola doutor estou quase no final do meu tratamento e agora estou usando borrachinha intra dentais, tenho sorriso classe três muito complicado mesmo e minha dentista disse que elas iriam me ajudar mas doutor não tenho conseguido usar por mas de seis horas por dia, o que eu faço pra melhorar essa dor horrivel e essa sensação que meus dentes vão soltar da boca, por favor me ajude.

    • Tudo bem Priscila?

      O elástico pode ser uma grande ajuda para o tratamento ortodôntico, mas depende principalmente do uso.

      Infelizmente ele precisa de um uso constante (acima de 20 horas por dia na sua fase ativa) para fazer efeito.

      Sua queixa é a mesma de muitos pacientes. Nestes casos eu sugiro o uso de algum medicamento anti-inflamatório nos primeiros dias, para que o paciente se acostume (você pode pedir uma indicação para sua ortodontista).

      Outra opção seria iniciar com um elástico um pouco mais leve até o paciente se acostumar.

      Mas o importante é o uso constante. Se você usar de maneira constante, tentando aumentar a quantidade de horas progressivamente, pode ter uma chance de se adaptar melhor.

      E quanto aos dentes que parecem querer se soltar, não se preocupe: isso é um efeito esperado do elástico, ok?

        • Olá Marcelo, tudo bem?

          É interessante que você comunique o fato ao seu ortodontista na próxima consulta, ok?

          Dentes amolecidos e doloridos são algo a se esperar durante o tratamento ortodôntico. Não precisa se assustar, é tudo transitório.

          A única preocupação é em pacientes que têm histórico de problemas periodontais (osso e gengiva ao redor do dente). Nestes casos é interessante a avaliação de um periodontista.

          Confie no seu ortodontista, comunique o fato a ele na sua próxima consulta e fique tranquilo, não é nada fora do comum.

  7. Doutor, coloquei aparelho ontem, e sinto que meu dentes da frente estão moles. O que eu faço? Quero tirar isso oais rápido possível. Não quero ficar sem dente

    • Olá

      Não precisa se assustar. É uma reação normal da movimentação dentária que normalmente passa depois de um tempo. Não precisa desistir do tratamento por isso.

      Comunique o fato ao seu ortodontista, pois ele pode confirmar se não há nenhum problema com seus dentes.

      Os dentes normalmente ficam amolecidos alguns dias a ativação do aparelho e podem até ficar bastante tempo assim. Mas não é motivo para se preocupar se seu ortodontista estiver acompanhando seu caso. Ok?

  8. Boa noite,estou muito apreensiva e preocupada,já fiz a 3 manutenção do aparelho,já retornarei pra próxima semana que vem,e percebi nesta semana um dente superiora esta bem amolecido,só de eu encostar um num outro ele balança,e normal isso acontecer,me socorre?

    • Oi Leila.

      Muitas vezes essa é uma reação na verdade normal.
      Se eu ortodontista observou que você não tem problemas de gengiva, não precisa se preocupar.

      Pode ser devido a um contato prematuro (falo isso no artigo acima), uso de elásticos ou simplesmente uma reação normal do seu corpo.

      Pode ficar tranquila, ok? Não há riscos de você perder nenhum dente se seu ortodontista estiver acompanhando seu tratamento.

  9. Olá doutor a um ano fiz tres cirurgias para corrigir perda óssea, estou usando aparelho ortodontico a dois meses, percebi que alguns dentes estão amolecidos, pode ter relação com a perda óssea ou é somente efeito do aparelho?

    • Olá Fernanda.

      De acordo com a literatura, a movimentação de dentes em tecidos de enxerto não é contra-indicada.

      Essa mobilidade pode ser a mobilidade normal do tratamento ortodôntico.

      Sugiro que converse com o seu ortodontista sobre isso. Se ele julgar necessário, pode pedir a opinião do profissional responsável pelo enxerto para assegurar que está tudo bem.

  10. ola boa tarde eu retirei um pequeno dente na raiz de meu dente da frente superior esperei 24 dias apos a cirurgia pra colocar um aparelho. e os dentes da frente estao um pouco mole princepalmentre o que foi retirado uma coisa da rais. isso e normal? ja fiz a primeira revisao e ja faz 3 mes que fiz a cirurgia? isso e normal?

    • Olá José,

      Seu caso parece ser um caso um pouco atípico.
      Imagino que você esteja falando da remoção de um dente supranumerário ou um dente retido?

      Normalmente os dentes anteriores podem dar a sensação de estarem amolecidos na ativação do aparelho.

      Porém, em um caso como o seu, eu faria um acompanhamento radiográfico. Apenas para garantir que está tudo bem.

      Infelizmente não posso te ajudar mais do que isso, pois esses casos necessitam de uma avaliação clínica por parte do seu ortodontista. Sugiro que você leve sua dúvida a ele.

  11. Olá Dr Boa tarde.
    Meu nome é Valéria eu vou colocar aparelho ortodôntico, eu tenho um dente na frente que fiz canal ele é um pouco mole, tem algum problema se eu colocar aparelho?

    • Olá Valéria, tudo bem?

      Eu comentei sobre o tema de tratamento de canal em postagens antigas no blog (busque tratamento de canal que você terá acesso a elas).

      Se estiver tudo ok com o endodontista que fez o canal, geralmente não há problemas.

      Mas é bem interessante uma avaliação radiográfica desse dente por parte do seu ortodontista e endodontista.

      É interessante descobrir por que ele está amolecido antes de iniciar o tratamento ortodôntico.

  12. Boa tarde, Dr!
    Tenho um dente que estava sendo girado pelo aparelho (segundo pre molar – inferior) e por minha gengiva inferior estar um pouco inflamada, minha dentista tirou o bracket dele e disse que na próxima manutenção colocava; aí eu TO sentindo uma dorzinha nele, e ele está um pouco mole e me incomodando muito! Poderia me dizer se é normal ?

    • Olá Marcela,

      Quanto ao dente estar amolecido e incomodando, isso pode ser devido a um trauma oclusal.

      O trauma oclusal pode ocorrer quando o dente recebe uma força de mastigação maior que a dos outros. Com isso ele apresenta uma inflamação na pontinha da raiz (chamada de pericementite).

      Os sintomas são dentes amolecidos, sensíveis a mastigação e algumas vezes a sensação de que o dente está “crescido”.

      Tudo isso é transitório e passa assim que o dente chegar na sua posição ideal.

      Como seu dente estava no processo de corrigir um giro, pode ser que ele ainda não esteja na posição ideal.

      Não é motivo pra se preocupar, relate isso à sua ortodontista e ela poderá te ajudar, ok?

  13. Doutor uso aparelho a dois anos e a minha presa está mole por cerca de 6 meses e ela dificilmente está se movimentando para entrar no lugar correto. Quanto tempo ela demora para ficar certa

    • Olá Sara,

      Infelizmente não consigo responder sua pergunta.

      Como cada caso é um caso e dependemos muito de uma avaliação do paciente para podermos dar informações, não é possível responder algumas perguntas relacionadas a casos individuais, apenas informações mais generalizadas.

      Recomendo que você leve essa dúvida ao seu ortodontista. Ele é o profissional indicado para te ajudar com esse tipo de dúvida.

      Sinto muito não poder ajudar mais.
      Alexandre

  14. Ola doutor .
    Usei aparelho por 3 anos ,tirei fiquei um mes sem e necessitei colocar de novo . Coloquei faz 3 semanas , e tem um dente superior atraz que está amolecido ,eu mexo nele, ele se movimenta. Incomoda muito,e fico com medo de comer e ele cair. É normal ele continuar amolecido apos tantos dias da colocação?

  15. Bom dia doutor, coloquei aparelho a 1 mês e 17 dias. E não retornei ao dentista pq a agenda não bateu, e à dois dias meus dentes frontais estão doendo e moles. Estou preocupada. E só irei voltar no dia 8 do próximo mês. E coloquei o aparelho somente na parte superior e ainda não está completo. O que pode ser? Grata .

  16. Bom dia , uso aparelho a 8 anos , e estou pra tirar , sinto que muitos de meus dentes ficam mole, até coloco os dedos e eles realmente estão moles. Gostaria de saber que meus dentes foram prejudicados por muito tempo de uso ? E se meus dentes moles são normais ?

    • Olá Aline,

      Durante o tratamento ortodôntico os dentes podem ficar amolecidos por alguns períodos, realmente se movimentando.

      Apesar de assustar um pouco, geralmente não é nada com o que se preocupar.

      Porém, cada caso é um caso e o que eu sugiro é que você leve essa dúvida ao seu ortodontista. Somente ele poderá te avaliar clinicamente e te responder com certeza.

      Mas fique tranquila, quando feito por um especialista qualificado, o tratamento ortodôntico é seguro. Ok?

  17. Olá Doutor, aos 9 anos meu dente da frente do lado direito caiu em um tombo, aí coloquei uma prótese provisoria. 20 anos depois a dentista me indicou um dente colado atras dos dentes laterais a ele, e isso enfraqueceu os mesmos. E no decorrer de duas gravidez eu perdi alguns dentes atras, um inclusive é um bloco. Hoje uso prótese para quatro espaços na parte de cima e em baixo não uso porém me faltam dois dentes atras. Posso usar aparelho ortodôntico com tantas faltas? Minha dentista disse que se eu usar vai quebrar todos os dentes que eu tenho sendo que nenhum deles é mole e ela não fez nenhum RX. Essa prótese que uso está me fazendo ficar com a arcada projetada pra frente

    • Olá Patrícia, tudo bem?

      Se não houverem alterações periodontais (no osso e gengiva que suporta os dentes), acredito não haver contra-indicação para o tratamento ortodôntico.

      Se necessário, faça uma avaliação com um especialista em ortodontia, que deve fazer uma análise clínica e de exames necessários (radiografias e modelos) para saber se há alguma contra-indicação para seu caso.

      Vale lembrar que algumas vezes, próteses podem necessitar de serem trocadas após o tratamento ortodôntico.

  18. Olá Doutor, fiz manutenção do aparelho e dias depois percebi que minha gengiva tinha descido para cima do dente. Gostaria de saber o motivo. Obrigado.

    • Olá João Victor.

      Uma possibilidade é que ela esteja sofrendo uma hiperplasia.
      A hiperplasia é um aumento do tecido (como um inchaço). Normalmente é devido a alguma irritação da gengiva.

      As possibilidade podem ser:
      -Alergia a algum material do aparelho
      -Acúmulo de alimentos que estão irritando a gengiva
      -Adaptação da gengiva a um movimento feito por seu ortodontista

      Uma boa opção pode ser pedir a indicação de um periodontista para avaliar sua gengiva.

      Alexandre

  19. Olá doutor !
    Tirei algumas duvidas recentimente aqui com você, mas continuo preocupada. Uso aparelho a tres meses e desde que coloquei um dos meus dentes do lado esquerdo amoleceu , mexo nele e sinto realmente mole . Ja falei com minha dentista ela disse ser normal, mas apenas um que ficou assim e continua . Gostaria de saber quanto tempo o dente pode permanecer assim amolecido e se a o risco dele não endurecer mais?
    Obrigada

  20. Olá, Doutor
    Um dia após ter realizado a colagem do aparelho na parte de trás da arcada inferior, percebi que um dente está mole, balançando tanto para os lados quanto fazendo movimento de cima a baixo quando eu fecho a boca; além da sensação de ele estar mais “alto” que os outros, não me deixando fechar a boca direito.
    Isso é normal?

    • Olá Ana, tudo bem?

      O que você relata tem as característica de ser um trauma oclusal.

      Isso acontece quando o dente está sofrendo uma sobrecarga de mastigação maior que os dentes vizinhos.

      Ocorre com frequência durante o tratamento ortodôntico e é geralmente passageiro.

      Não há riscos de você perder o dente, então pode ficar tranquila. Ele está amolecido porque está ocorrendo uma pequena inflamação no tecido que une o dente ao osso.

      Assim que o dente for movimentado para sua posição normal, os sintomas devem passar.

      Relate ao seu ortodontista o que você está sentindo para que ele possa tomar as medidas necessárias e fique tranquila, ok?

    • Oi Daniella,

      Pode ser normal um pouco de sensibilidade ao início do tratamento. Esse incômodo pode durar até 5 dias.

      Geralmente as bandas (anéis) não doem. O procedimento prévio a instalação deles (afastamento dos dentes) pode incomodar um pouco.

      Temos uma postagem especialmente para dor com aparelho ortodôntico, tentou pesquisar na nossa sessão perguntas frequentes – FAQ?

    • Olá Regiane,

      Durante o tratamento ortodôntico podem aparecer espaços entre os dentes, isso depende muito da intenção do seu ortodontista. Normalmente esses espaços são fechados antes da finalização do tratamento. Sugiro que você leva essa dúvida para seu ortodontista, ele pode te explicar melhor o tipo de mecânica que ele está fazendo e com qual objetivo.

      Espero poder ter ajudado

  21. Boa noite!!!!

    Uso aparelho a 1 mês e meio e, após a colocada das borrachas e posteriormente das bandas, os dois dentes que ficam logo a frente delas estão moles e mexendo muito, tanto pra cima, como pros lados. Preciso me preocupar?????

    • Olá,

      Normalmente não. Essa é uma reação normal e frequente que ocorre ao usar o aparelho ortodôntico. Caso você não tenha nenhum problema periodontal, é perfeitamente esperado.

  22. Ola doutor, bom dia
    Passei dois meses sem fazer minha manutenção, e fiz ontem, desde ontem quando fiz meus dentes estao doendo muito e amolecidos, e doutor percebi que estao bem pra frente e os dois da frente estao com uma aberturinha no meio, se ra que isso é normal ja q arrochou mto e pq passei dois meses sem fazer manutenção?
    Bjo.. Obrigada 😊

    • Olá, tudo bem?

      Dentes moles e doloridos são reações normais nos primeiros dias da ativação do aparelho ortodôntico e normalmente essa sensação passa após alguns dias. Quanto aos espaços, podem sim aparecer durante o alinhamento inicial dos dentes, é normal e transitório. Não se preocupe, seu ortodontista não vai deixar esses espaços por muito tempo.
      =)

    • Olá Fabiana,

      Sim, é possível. Dentes submetidos a tratamento endodôntico não são contra-indicação para o tratamento ortodôntico.

  23. Olá doutor coloquei meu aparelho faz 2 meses e ontem na última sexta 20/01/17 fiz a segunda manutenção e hj percebi que tem um dente bem mole é normal isso?

    • Tudo bem Thamires?

      Sim, existe uma grande chance de que em algum momento do tratamento você sinta os dentes amolecidos. Falo sobre as razões para isso no artigo acima. Normalmente não é motivo para preocupação se você não tiver nenhum problema periodontal (gengiva e osso que sustentam o dente).

    • Tudo bem Geyson?

      Você deve estar sofrendo um processo de remodelação apical. Essa remodelação apical é uma mudança de forma da raiz do dente que ocorre durante o tratamento ortodôntico. Alguns pacientes (como no seu caso) podem apresentá-la de modo mais intenso.
      Fique calmo e converse com seu ortodontista. Apesar de ser improvável que você perca esses dentes ou algo do tipo, ele deverá te avaliar para decidir se é ou não necessária alguma alteração no seu tratamento como o uso de forças mais leves ou até mesmo evitar movimentar estes dentes.

  24. Olá Doutor.
    Coloquei o aparelho tem apenas 3 dias hoje e pelo que andei lendo e pesquisando percebi que a sensação de dentes moles e dolorido no início ou durante aparentemente é normal.
    Mas gostaria de saber , se sentir isso em apenas um dente da frente é normal ?

    • Olá Cidah

      Pode sim acontecer, principalmente caso ele esteja tendo algum contato prematuro (mordendo antes dos outros dentes) ou mais desalinhado que os dentes vizinhos. Caso sinta com mais frequência, comente o ocorrido com seu ortodontista.

      =)

  25. Olá Dr.
    Uso aparelho pela segunda vez, já faz uns 4 anos. Tenho reabsorção óssea mas nos raios X que fiz apresenta-se estagnado. No entanto, faz mais de 3 meses que percebi que o meu 1º molar superior está um pouco mole. Ele não dói e já está alinhado com o molar inferior, mas se propositalmente eu encostar o dente inferior nele de modo desencaixado, percebo que ele se move.
    Detalhe, o fio do pré-molar, anterior a ele, faz tipo um degrau pra depois entrar no anel. Segundo minha dentista, parece que é pra esse molar não subir novamente.
    Gostaria de saber se isso é normal, se corro risco de perder esse dente?
    Grata desde já!

    • Olá Mayane

      É muito difícil que ocorra a perda de um dente devido ao uso de aparelho ortodôntico. A menos que esse dente já apresente algum problema periodontal (no osso que faz sua sustentação), você não precisa se preocupar.

      Dentes amolecidos durante o tratamento são normais e não chegam a ser um motivo para preocupação.

      Se você ainda estiver preocupada, acredito que pode também conversar com sua ortodontista. Ela está acompanhando seu caso de perto e com certeza ficará feliz em poder te ajudar.

      Espero poder ter sido útil,
      Alexandre

    • Não necessariamente atrapalhar o tratamento, porém é um hábito bastante danoso para seus dentes. Pode causar entre outros problemas, sensibilidade, desgaste, fraturas e trincas no esmalte dentário, maior reabsorção das raízes durante o tratamento ortodôntico e também existe uma relação entre o apertamento de dentes e disfunções da articulação da mandíbula.

    • Olá Cari,

      Eu nunca tive a oportunidade de ler nada a respeito desse método. Eu pessoalmente acredito que não é uma técnica eficaz. A sensibilidade dentária pode ter origem em diversos fatores e muitas vezes pode ser um sintoma de problemas mais graves como cáries, recessões gengivais ou alterações na polpa dentária.

      Sugiro que consulte um clínico geral para que este possa avaliar a origem da sensibilidade e se necessário te referenciar para um especialista na área. Muito cuidado com “tratamentos de internet”, muitas vezes estes não têm nenhum embasamento científico.

      Atenciosamente,
      Alexandre

  26. Ola Dr.
    No começo que coloquei aparelho vi meu dente torto mecher e acerta, na verdade quase acerta, por que falta um pouquinho pra ele chegar realmente no lugar, mais já esta muito tempo e não estou vendo mais melhoras mais, parece que ele parou ali. Acho que não vejo melhoras nele faz una 3 meses.

    • Olá Ângelo,

      Acredito que o mais interessante seria que você levasse suas preocupações ao seu ortodontista. Por questões práticas e éticas eu não estou capacitado para opinar sobre o tratamento realizado por colegas.

      A melhor pessoa para te ajudar com essa questão é seu ortodontista.

  27. Olá Alexandre,

    Eu uso aparelho faz um ano e cinco meses. Há duas semanas que a dentista colocou um bracket, no segundo molar, que estava faltando. Logo após, senti meu dente ficando sensível, quando tomei algo gelado doeu muito, só esse dente, com os outros não aconteceu. É normal?

    Att.

    Mikael Medeiros

    • Tudo bem Mikael?

      Algumas vezes pode ocorrer uma sensibilidade transitória durante o tratamento ortodôntico, ela pode passar após alguns dias. Caso não passe, informe sua ortodontista para que ela possa tomar as medidas necessárias. Pode ser que até mesmo uma pasta para dentes sensíveis possa ajudar.

      Alexandre

    • Olá Allana, tudo bem?

      É preciso descobrir o motivo que levou esses dentes a estarem amolecidos. Se for um problema periodontal (na gengiva e osso), é importante que seja feita a consulta com o periodontista antes do tratamento ortodôntico. Se for por algum outro motivo como oclusão traumática (o dente está recebendo uma sobrecarga na mastigação, normalmente dá a sensação de “estar mais alto que os outros”), não é contra-indicação para o tratamento ortodôntico.

      Existem vários motivos que podem levar a isso. Recomendo que se consulte com um especialista em ortodontia para que ele possa te informar a causa e como isso afeta seu tratamento.

  28. Olá meu nome é Graziela e tenho 16 anos.
    Uso aparelho a 3 meses e eu tenho um dente de leite que nunca caiu e depois que eu comecei a usar aparelho esse dente de leite esta muito mais muito mole estou morrendo de medo desse dente cai isso é normal ele ficar mole ou não?

    • Olá Graziela,

      é possível que dentes de leite amoleçam quando se aplica forças ortodônticas neles. Isso ocorre porque as forças podem ativar o mecanismo do corpo que leva à reabsorção da raiz deste dente.
      Essa reabsorção é a que causa a queda do dente de leite quando o permanente está nascendo.

      Se ele não caiu até hoje, é importante saber a causa e principalmente, se existe um dente permanente que não irrompeu e se esse dente tem a possibilidade de irromper.

      Isso é fundamental para saber como seu caso será tratado.

  29. Tenho 21 anos e me chamo Mara. Coloquei aparelho faz uma semana e o meu dentista disse que meus dentes são muito pequenos e que no fim do tratamento vou precisar preencher alguns espaços com resina. Gostaria de saber se ter dentes tão pequenos é normal ? E desde que coloquei o aparelho os dois dentes da frente estão extremamente sensíveis. E sinto como se os dentes do lado direito de cima fecham mais do que os do lado esquerdo. Tanto que mastigo quase que sempre apenas com o lado direito. Porque estão assim?

    • Olá Mara,

      É bastante comum encontrar diferenças de tamanho entre os dentes. Nesse caso, acredito que seu ortodontista fez bem em te comunicar desde já que será necessária uma intervenção estética futuramente.

      A sensibilidade é bastante comum. Tenho uma postagem que aborda o assunto de dor e o que fazer quanto a isso, sugiro que procure nos arquivos do blog.

      Quanto à diferença de toque nos dentes, dê um tempo. Você está no começo do tratamento e se acostumando à movimentação dentária. É normal que ocorra algum desconforto devido à nova posição dos dentes.

    • Obrigado pelo seu feedback. Estou um pouco atarefado com meu mestrado, mas em breve espero poder voltar a escrever com mais frequência.

  30. Boa tarde Dr!
    Coloquei o aparelho no dia 05/04 na parte de cima, no dia 05/05 tive retorno e a dentista trocou o fio por um mais fino, mas segunda feira (15/05) meus dois dentes do final estão moles e ao fechar a boca eles encostam primeiro que o outro lado, (sinto que eles baixaram) eles estão moles que ao olhar no espelho e encostar os dentes de cima com o debaixo vejo eles se moverem!!! Gostaria de saber se é normal?

    • Boa tarde Mônica,

      Você provavelmente está passando por um traumatismo oclusal. É algo que pode acontecer durante o tratamento e geralmente é transitório.
      Durante a movimentação ortodôntica dos dentes alguns podem ficar em uma posição onde realmente tocam antes dos outros e essa sobrecarga mastigatória pode levar a mobilidade dentária e um pouco de sensibilidade.

      Porém, não precisa se preocupar, pois essa mobilidade é temporária e não há um risco sério de algo mais grave, como a perda de um dente.

      Apenas informe seu ortodontista sobre isso e se estiver sentindo dor, pode conferir nossa postagem sobre algumas dicas em caso de dor durante o tratamento ortodôntico.

      =)

  31. olá doutor ! eu passei 3 anos usando aparelho após remover o aparelho fiquei usando uma contenção fixa em baixo e em cima uma removível mais enfelizmete meu dentes voltaram a ao que eram, voltei a usar aparelho um faz 7 meses dois dentes do fim estavam sem a pedrinha que tinha caído e por isso eu mastigada mais do lado que estava faltando as pedrinhas faz 2 semana que fiz manutenção ela colou as pedrinha que tinham caído e agora um dente que ela colou a pedrinha tá mole sempre que mordo ele istrala e se balanca, e estou com dor de cabeça do lado do dente isso é normal porque estava faltando a pedra ou foi porque estava mastigado sempre do lado dele ou foi porque no que colou a pedra amoleceu meu dente?

    • Oi Sara

      O que você descreveu está parecendo ser um caso de traumatismo oclusal. Isso acontece quando um dente está recebendo uma carga mastigatória maior que os outros. É normal que pacientes relatem que o dente está amolecido e com dor na mastigação, geralmente com a sensação de “dente crescido”.

      Comunique isso ao seu ortodontista. Ele poderá fazer os ajustes necessários no aparelho ortodôntico ou um pequeno desgaste no dente para aliviar a sobrecarga mastigatória.

Deixe uma resposta