Quando devo fazer a limpeza durante o tratamento ortodôntico?

723

Manter o aparelho ortodôntico limpo é essencial para um  tratamento bem sucedido. Os dentes se movimentam com mais facilidade, ocorrem menos atrasos devido a lesões de cáries e a saúde geral dos dentes é conservada.

Mas devo fazer a limpeza de quantos em quantos meses?

Ortodontista x Dentista clínico-geral

Primeiramente, você deve continuar indo no seu dentista clínico-geral com a mesma frequência que iria se não estivesse indo no ortodontista. Os procedimentos de limpeza e cuidados gerais continuam sendo realizados por ele. O seu ortodontista pode solicitar algum procedimento de limpeza ou restauração também.

agendamento-dentista

Durante o tratamento ortodôntico é ideal que se faça uma visita ao dentista clínico-geral a cada 6 meses. Esse é o tempo ideal para que se faça uma limpeza e se avalie se existem lesões de cárie se formando

As consultas com seu dentista são importantes para um acompanhamento geral da sua saúde bucal, lesões de cárie e problemas nas gengivas são mais facilmente revertidos se diagnosticados em um estágio inicial.

É muito importante que você não falte as consultas marcadas nem com seu ortodontista e nem com o seu dentista. Se você faltar, lembre-se de reagendar o quanto antes. Alguns pacientes se esquecem de marcar uma nova consulta após perderem a primeira e acabam sumindo por meses (alguns até mesmo anos), e acabam se arriscando a passar por situações desagradáveis.

cárie ortodontia

E então, já está na época de fazer uma visita para seu dentista?

Alexandre da Veiga Jardim
Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia pela ABO-GO e mestrando em ciências da saúde pela UFG.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta