5 dicas para quando seu aparelho ortodôntico estiver te machucando

26540

Todo mundo que usa aparelho ortodôntico já conhece essa história: Uma pontinha de fio espetando, o gancho de um bracket que incomoda, ou é uma peça quebrada que machuca a gengiva. O aparelho ortodôntico nem sempre é uma experiência tranquila.

Conheça nesse post 5 dicas para a hora que o aparelho ortodôntico machuca a sua boca.

Dica #1: Procure seu ortodontista

A melhor coisa que você pode fazer é entrar em contato com seu ortodontista, principalmente se você desconfia que alguma peça está solta ou quebrada, prejudicando seu tratamento ortodôntico. Ele também vai ter mais facilidade em cortar pedaços de fios que estiverem machucando ou até mesmo aplicar uma proteção em peças que estiverem incomodando.

Dica #2: Use a cera ortodôntica

Peça para seu ortodontista te dar um pacote de cera ortodôntica ou compre na farmácia. Ela pode ser utilizada para “segurar as pontas” até que você consiga fazer uma visita ao seu ortodontista. Tire um pedaço da cera, faça uma bolinha e coloque sobre a parte que está te incomodando.

Use a cera ortodôntica em pontas de fios e ganchos
Use a cera ortodôntica em pontas de fios e ganchos

Dica #3: Dobre fios de amarrilho com um lápis

O amarrilho é um tipo de ligadura metálica muito utilizada em alguns casos. Um dos problemas desse material é que algumas vezes ele pode ficar virado para fora e incomodar um pouco. Se não puder ir no seu ortodontista, você pode usar uma borracha para empurrá-la de volta para dentro.

Dobre o fio de amarrilho na direção do seu dente, de preferência para baixo.
Dobre o fio de amarrilho na direção do seu dente, de preferência para baixo.

Dica #4: Reposicione fios soltos na parte de trás do aparelho

Alguns fios ortodônticos, principalmente os utilizados no início do tratamento, são flexíveis. É comum que esses fios se dobrem e saiam para fora dos tubos (as peças localizadas na parte de trás do aparelho). Se isso acontecer e estiver te incomodando, você pode usar uma pinça para reposicioná-los dentro do tubo com cuidado. Procure seu ortodontista após isso.

Reposicione os fios flexíveis que saírem dos tubos com uma pinça
Reposicione os fios flexíveis que saírem dos tubos com uma pinça

Dica #5 Corte fios que quebraram

Corte fio ortodontia

Se o fio ortodôntico se quebrar e ficar alguma ponta machucando, você pode usar um cortador de unhas ou alicate pequeno para (com muito cuidado) cortar a pontinha. Se fizer isso, procure logo seu ortodontista, pois o aparelho ortodôntico perde o efeito se estiver quebrado. Tenha muito cuidado na hora de cortar para não puxar o fio e correr o risco de soltar algum bracket.

Para saber tudo sobre seu tratamento ortodôntico, confira nossa Central de Dúvidas, um guia com várias dúvidas e dicas de ortodontia.

Atualização 19/10/2016:

Dica #6: Masque chiclete!

chiclete ortodontia

Essa é na verdade para as dores que os pacientes sentem após a ativação do aparelho ortodôntico. Estudos mostram que mascar chicletes pode ajudar a aliviar a dor!

Quer saber mais? Leia esse post onde falo sobre o assunto!

Alexandre da Veiga Jardim
Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia pela ABO-GO e mestrando em ciências da saúde pela UFG.

Comentários

comentários

2 COMENTÁRIOS

    • Procure o seu ortodontista o quanto antes. Ele te passou alguma massinha para colocar sobre as pontas? Se sim, você pode colocar uma bolinha dela na pontinha do fio para tentar diminuir o desconforto.

Deixe uma resposta