Os riscos do fotopolimerizador para sua visão

15698

Com a evolução das tecnologias na ortodontia, o ortodontista moderno tem muito mais agilidade e praticidade na hora de instalar dispositivos ortodônticos fixos. Uma das grandes revoluções foi o desenvolvimento de métodos de colagem direta com resinas fotopolimerizáveis no século passado¹, dando mais precisão e agilidade ao tratamento ortodôntico. A polimerização através de Diodo Emissor de Luz (LED) é largamente utilizada em nossa profissão, porém, ela não é livre de riscos para o profissional²³.

Saiba nesse artigo quais os riscos a longo prazo para o ortodontista e como se proteger.

Coisas que todo ortodontista deve saber sobre a luz LED

É seguro dizer que todo consultório ortodôntico utiliza polimerização por LED em algum tipo de procedimento. Colagens ficaram mais rápidas, simples e confiáveis. Com avanços recentes, até mesmo bandagens podem ser feitas usando polimerização e cimentos resinosos4.

ortodontista polimerizador

Porém, estudos relataram que a luz do LED é danosa para as células da retina ²³. Ocorre uma reação da luz com o oxigênio que causa destruição dos fotorreceptores e células epiteliais da retina. Esse processo com o passar do tempo pode levar ao que se chama de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Esse mal apresenta os seguintes sintomas5:

  1. Perda progressiva da visão
  2. Distorções visuais
  3. Necessidade de mais luz para leitura e trabalho
  4. Visão com linhas onduladas
  5. Dificuldade ao se adaptar a ambientes com baixa luminosidade
  6. Dificuldade em reconhecer rostos

A luz azul também controla nosso ritmo circadiano de sono. Nosso cérebro interpreta a luz azul como um sinal de que é dia e reduz a produção de Melatonina, substância com características anti-inflamatórias e anti-carcinógena. Esse espectro de luz é encontrado no LED de consultórios, televisões, telas de celulares e computadores por exemplo.

O profissional de odontologia está sujeito a DMRI como um risco ocupacional e o ortodontista sofre uma exposição quase diária aos agentes etiológicos dessa doença. Uma das formas de prevenção recomendadas pela Associação Americana de Odontologia é o uso de óculos ou filtros de polimerizados alaranjados. Quando dentro da norma regulamentada, esse filtro bloqueia 98% das emissões. Também se deve evitar olhar diretamente para a luz.

Sua visão é uma das ferramentas mais valiosas para o ortodontista e protegê-la é fundamental para uma vida profissional duradoura e saudável.


REFERÊNCIAS

¹Force and amount of resin composite paste used in direct and indirect bonding. Takeshi Muguruma, Yoshitaka Yasuda, Masahiro Iijima, Naohisa Kohda and Itaru Mizoguchi. The Angle Orthodontist Nov 2010, Vol. 80, No. 6 (November 2010) pp. 1089-1094.

²Diodos emissores de luz (LED) para fotopolimerização. Alexandra Vinagre, João Carlos Ramos, Ana Chambino, Américo Faustino. http://www.dentsply.es/Noticias/clinica2709.htm. 13/10/2015

³Dental Curing Light: Benefits and Hazards of Blue LightFrancis Solga. http://ajodoblog.blogspot.com.br/2015/04/letter.html. 13/10/2015

4 Cacciafesta V, Jost-Brinkmann PG, Subenberger U, Miethke RR. Effects of saliva and water contamination on the enamel shear bond strength of a light-cured glass ionomer cement. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1998;113:402–407.

5 http://www.minhavida.com.br/saude/temas/dmri