Olá!
Meu nome é Alexandre da Veiga Jardim, e sou o ortodontista responsável pelo seu caso.
Antes de começar, gostaria de me apresentar: sou cirurgião-dentista há mais de 10 anos pela Unievangélica, especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela ABO-Goiás, mestre e atualmente doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás. Também leciono anatomia humana na faculdade Integra e sou parte da equipe de especialização em ortodontia da Faculdade Sul-Americana (FASAM). Finalmente, sou parte da diretoria da Associação Brasileira de Ortodontia (Seção Goiás) desde 2013.
Dor ou desconforto
A movimentação dos dentes tem início logo no primeiro dia com o aparelho ortodôntico. É comum que o paciente sinta alguma dor, principalmente durante a mastigação.
Evite tomar medicamentos de maneira desnecessária, caso precise, entre em contato com nosso consultório. Anti-inflamatórios podem interferir com o processo da movimentação dentária e devem, se possível, ser evitados.
Dificuldades de fala ou deglutição
É normal e esperado que haja alguma dificuldade de fala ou deglutição nos primeiros dias com o aparelho ortodôntico.
Sensação de dentes amolecidos ou sensíveis
Não precisa se assustar se você sentir dentes amolecidos ou sensíveis, é uma reação esperada. Caso queira saber mais sobre isso, leia esse artigo.
Aftas e pequenos ferimentos
Até que você se acostume ao seu aparelho, podem surgir pequenas lesões na boca como aftas. O aparelho ortodôntico pode incomodar um pouco também. Se quiser saber o que fazer nessa situação, leia esse artigo.
Cuidados com a alimentação e bráquetes soltos ou quebrados
Evite alimentos duros como balas, pirulitos, milho, pipoca e rapadura, por exemplo. Estes alimentos podem danificar o aparelho ortodôntico e causar atrasos no seu tratamento. Caso perceba que alguma peça se soltou, procure imediatamente nosso consultório.
Veja nesse artigo o que acontece quando o aparelho ortodôntico quebra.
Manchas no aparelho e dentes
A higienização é essencial para um bom andamento do tratamento ortodôntico. A falha em limpar o aparelho ortodôntico corretamente pode levar ao surgimento de manchas brancas nos dentes, problemas gengivais e desenvolvimento de cáries que podem levar a neessidade de restaurações ou até mesmo de tratamento de canal.
Dicas de higienização
- Compre uma escova ortodôntica, uma escova interdental e fio superfloss
- Sempre leve estes acessórios com você (escola ou trabalho), para poder higienizar o aparelho ortodôntico após as refeições.
- Se necessário, use um enxaguante bucal para ajudar a controlar a placa.
- Consulte um periodontista ou clínico geral a cada 6 meses durante o tratamento ortodôntico.
- Não falte às consultas com seu ortodontista. Ele precisa acompanhar como estão os cuidados com seu aparelho.
- Confira mais dicas no vídeo abaixo: