O que acontece quando o aparelho ortodôntico quebra?

Esse vídeo mostra como o tratamento ortodôntico pode ser prejudicado por quebras do aparelho. Um dos principais motivos para a quebra de brackets são alimentos duros como pirulitos, balas, torresmo, etc…

O que acontece quando o aparelho ortodôntico quebra?

Quando um bracket (as peças metálicas do aparelho ortodôntico) quebra, o aparelho para de fazer força sobre aquele dente específico e a movimentação para de acontecer. Em alguns casos, o dente pode voltar um pouco à posição anterior. Dentes próximos podem ser afetados por efeitos colaterais também, dependendo do que seu ortodontista estiver fazendo com o aparelho nessa última ativação dele. Além do mais, há risco de que o aparelho machuque o paciente.

Se você perceber que seu aparelho ortodôntico quebrou, que há alguma peça ou fio solto, procure imediatamente seu ortodontista. Muitas vezes é algo fácil e rápido de se resolver e você não corre o risco de sofrer atrasos no seu tratamento por causa disso. As quebras do aparelho ortodôntico, juntamente com faltas às consultas  ortodônticas estão entre os maiores motivos para atrasos do tratamento ortodôntico.

Alimentos duros como pirulitos e balas são os principais causadores de quebras do aparelho ortodôntico, mas morder qualquer objeto duro, como lápis ou canetas também pode ser um dos motivos. Se você quer que seu tratamento seja ágil, você é a pessoa que tem a maior responsabilidade, seu ortodontista não consegue fazer muita coisa se seu aparelho ortodôntico não estiver bem cuidado.

Procure seu ortodontista assim que perceber que alguma peça está solta. Mas o ideal é que esses alimentos sejam evitados. Este, junto com faltas as consultas, são os principais motivos para atrasos no tratamento ortodôntico.

O vídeo abaixo mostra de maneira simples e didática o que pode acontecer quando seu aparelho ortodôntico quebra.