Atrasos no tratamento ortodôntico: dá pra evitar?
Muitas pessoas querem mudar ou melhorar seus sorrisos e muitas acabam optando pelo tratamento ortodôntico para isso. Mas eu sei, até por experiência própria, que ninguém quer ficar mais tempo usando aparelho ortodôntico do que é necessário.
Além dos inconvenientes como a dificuldade de higienização e incômodo dos bráquetes, tratamentos ortodônticos prolongados podem resultar em mais reabsorção radicular (processo em que a raiz do dente “diminui”, um efeito colateral do tratamento ortodôntico), mais risco de desenvolver lesões de cárie e manchas no esmalte.
A responsabilidade de cada um
Com certeza seu ortodontista tem a responsabilidade de diagnosticar e planejar seu caso, optando pelo tratamento que satisfaça suas necessidades com o melhor custo-benefício. Deve também se manter sempre atualizado e estar a par das técnicas mais recentes e bem fundamentadas.
Mas você também pode ajudar e nem é tão difícil assim!
Confira nossa matéria no Terra sobre como evitar atrasos no seu tratamento ortodôntico, clique na imagem abaixo:
E confira nossa Central de Dúvidas para mais dicas!
Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia pela ABO-GO com 10 anos de experiência. Mestre e doutorando em ciências da saúde pela UFG. Professor nas universidades Fasam e Integra, membro da diretoria da Associação Brasileira de Ortodontia (ABOR-GO). Credenciado no sistema Invisalign e apaixonado por ensino, música e tecnologia. Artigos publicados neste blog, sites e revistas científicas.