Como escovar os dentes usando aparelho ortodôntico? (Vídeo)

Você sabe como escovar os dentes? E com o aparelho ortodôntico? Mais difícil ainda, né?

A higienização do aparelho ortodôntico é essencial para um tratamento ortodôntico bem sucedido. A falta de cuidado na higienização leva ao surgimento de lesões de cáries e inflamação das gengivas, prejudicando seu tratamento e a saúde dos seus dentes.

Veja nesse vídeo dicas de higienização do seu aparelho.

Não escovar os dentes pode trazer vários prejuízos! Tenha dobro de cuidado quando se está de aparelho ortodôntico

O acúmulo de alimentos no aparelho leva ao surgimento de lesões de cárie. A cárie pode causar manchas nos dentes após a remoção do aparelho, além de muitas vezes paralisar o tratamento ortodôntico para que sejam feitas restaurações.

Uma higienização deficiente também leva ao de acúmulo de placa entre os dentes, que com o tempo se calcifica (endurece), sendo chamado de tártaro. O tartáro causa inflamação nas gengivas, perda de osso ao redor do dente, mobilidade dentária e até perda dentária. Além disso, a movimentação ortodôntica é mais lenta em dentes com gengiva inflamada e o tártaro que se acumula entre os dentes dificulta o fechamento de espaços.

Veja algumas dicas nos vídeos abaixo e não se esqueça de visitar nossa sessão de dúvidas para saber tudo que você precisa sobre seu tratamento ortodôntico!

Veja no vídeo abaixo como escovar os dentes usando uma escova ortodôntica.

Lembre-se também de usar a escova interdental para escovar os dentes onde a escova normal não alcança.

O fio dental também é essencial, o tipo Super-Floss ou com um passa-fio são mais recomendados para pessoas com aparelho ortodôntico, pois devem passar por trás do fio. Lembre-se de passar entre as gengivas e os dentes.

Com um pouco de cuidado e dedicação, você evita vários problemas e seu tratamento ortodôntico irá transcorrer sem problemas. Não é só questão de higiene, é questão de saúde!