Perder um dente de leite prematuramente pode causar alterações no posicionamento dentário de toda a arcada. É importante que o ortodontista, odontopediatra e os pais trabalhem em conjunto para evitar alterações dentárias que levariam a problemas ortodônticos futuros.
Caso haja a perda de um dente de leite, os dentes próximos podem acabar inclinando na direção da perda. Isso causa problemas futuros, pois o dente permanente que irá suceder o dente de leite perdido pode ficar retido e não irromper. Uma das opções é usar um aparelho mantenedor de espaço, que irá evitar que os dentes adjacentes se inclinem. É um aparelho simples, podendo ser fixo ou removivel e que irá evitar problemas ortodônticos graves no futuro.
Leia mais nesse artigo!
Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia pela ABO-GO com 10 anos de experiência. Mestre e doutorando em ciências da saúde pela UFG. Professor nas universidades Fasam e Integra, membro da diretoria da Associação Brasileira de Ortodontia (ABOR-GO). Credenciado no sistema Invisalign e apaixonado por ensino, música e tecnologia. Artigos publicados neste blog, sites e revistas científicas.