A Ortodontia e a interação com outras áreas da Odontologia

1027

A ortodontia muitas vezes atua junto a outras especialidades da odontologia. Dessa maneira, podemos obter muitos resultados que não seriam possíveis só com o tratamento ortodôntico. Em alguns casos a ortodontia é apenas uma auxiliar, sendo uma etapa para se conseguir um objetivo maior, em outros casos ela é essencial para a obtenção do resultado final.

Ortodontia e a reabilitação estética

Existe muita interação entre o ortodontista e as áreas da Odontologia que lidam com reabilitação e estética (a prótese e a dentística). Boa parte das vezes, o ortodontista vai seguir a orientação desses profissionais, seja abrindo espaço para a colocação de uma prótese ou implante, seja reposicionando os dentes para que a dentística possa fazer a reanatomização do mesmo (mudar a forma do dente através de materiais como a resina odontológica) e vários outros procedimentos com atuação conjunta.

 

Ortodontia e Disfunção Têmporo-mandibular (DTM)

Ortodontia e DTM
Algumas vezes, dores de cabeça e ouvido tem sua origem na boca

O ortodontista também atua em conjunto com outras especialidades da odontologia, como a DTM (responsável por dores e alterações na articulação da mandíbula). Nesse caso o ortodontista vai melhorar a oclusão (um termo para a mordida) através de um planejamento conjunto com o dentista responsável pelo caso para um melhor posicionamento  da mandíbula e assim, mais conforto para o paciente.

Ortodontia e tratamento de bruxismo

Ortodontia: Placa Oclusal usada para Bruxismo
Placa Oclusal

No tratamento do bruxismo (hábito de ranger os dentes), o ortodontista têm a sua disposição placas oclusais, que podem atuar protegendo os dentes e aliviando as dores causadas pela fadiga dos músculos da mastigação, que sofrem muito estresse em pacientes com essa condição.

Ortodontia e Periodontia

Em conjunto com o Periodontista (dentista responsável pela saúde dos tecidos em volta do dente, ou seja, gengiva e osso), o ortodontista pode ajudar no tratamento de algumas recessões gengivais (quando há perda de gengiva em volta do dente, expondo a raiz e causando sensibilidade), assim como em casos de estética periodontal, como por exemplo no sorriso gengival. Mas na maioria das vezes, é o periodontista que vai ajudar o ortodontista, mantendo a saúde gengival durante o tratamento ortodôntico.

Além do mais, a periodontia está ligada à estabilidade do tratamento ortodôntico.

Ortodontia e Implantes

Implante de Incisivo Central
Coroa sendo colocada em um implante de incisivo.

Em casos de perdas dentárias, o implantodontista tem um importante papel na reabilitação. Muitos casos necessitam de um implante para serem finalizados satisfatoriamente. Muitas vezes a ortodontia faz a movimentação dentária visando abrir espaço para que seja possível a colocação de implantes. É importante que haja uma boa interação entre o ortodontista e o implantodontista, visando uma melhor finalização do tratamento.

Ortodontia e cirurgia

Finalmente, o ortodontista atua muitas vezes junto ao Cirurgião Bucomaxilofacial. Uma dessas atuações já foi demonstrada anteriormente, na cirurgia ortognática. Mas existe um enorme campo de atuação conjunta das duas especialidades como em tratamentos de sorriso gengival, assimetria da face, mordida aberta, prognatismo e retrognatismo.

Alexandre da Veiga Jardim
Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia pela ABO-GO e mestrando em ciências da saúde pela UFG.

Comentários

comentários

2 COMENTÁRIOS

    • Olá Damiana

      Não seria interessante, pois a placa oclusal iria travar o movimento dentário proporcionado pelo aparelho ortodôntico, isso diminuiria muito a eficiência do seu tratamento ortodôntico.

      O ideal é esperar o tratamento ortodôntico ser finalizado.

Deixe uma resposta