O projeto Ortodontia Descomplicada faz esse mês um ano de vida!
Ortodontia Descomplicada – O primeiro ano
O blog Ortodontia Descomplicada começou com um objetivo principal, servir como uma fonte de auxílio para pacientes que têm dúvidas sobre seu tratamento e principalmente, esclarecer aqueles que necessitam de um tratamento ortodôntico mas não sabem disso.
Eu acho que estou bastante satisfeito com os rumos desse projeto. Fazer esse blog foi um processo de grande aprendizado e de crescimento pessoal para mim. Eu nunca havia escrito um artigo direcionado a pacientes, e posso dizer que o mais difícil é encontrar uma linguagem que seja um meio termo, algo que seja compreensível para o paciente mas claro, sem subestimar sua inteligência. E depois de anos aprendendo em termos técnicos e científicos, posso dizer que foi um exercício e tanto sair dessa zona de conforto.
Foi também interessante ver o ponto de vista dos pacientes também. A medida que nos aprofundamos na nossa especialidade, parece que fica mais difícil entender os medos e anseios dos pacientes e escrever para esse blog, tentando diminuir esse abismo de entendimento, procurando uma linguagem simples e respondendo à dúvidas de pessoas de todo o Brasil foi um novo tipo de aprendizado.
Falando em aprendizado, esse foi meu ganho pessoal com o Ortodontia Descomplicada. Me envolvi mais em estudos, procurando artigos e novidades interessantes para manter um fluxo satisfatório de postagens (Inicialmente planejei duas por semana, mas acabei reduzindo para uma por semana, para poder manter uma qualidade melhor). Esse aprendizado me levou também a novos horizontes profissionais: estudei muito mais esse ano e decidi finalmente fazer meu Mestrado, que começo esse semestre. Mesmo assim houve uma época em que tive que entrar em um hiato por questões pessoais ou de tempo e o blog teve que ficar em segundo plano, mas aproveitei para dar uma repaginada no site, mudar para um servidor melhor e inaugurar uma seção voltada para especialistas de ortodontia.
E não me aprofundei apenas na parte de ortodontia, tive que melhorar minha forma de escrever e me comunicar, acabei entendendo um pouco de programação (o suficiente para manter esse blog rodando), edição de imagens e até mesmo como construir um artigo de maneira clara e prática. Mas uma das partes mais importantes foi aprender a me expor e expor minha opinião, o que eu achei que precisou de um bocado de coragem (eu sou um pouco mais reservado e no começo essa foi uma dificuldade que tive).
Quando criei o blog Ortodontia Descomplicada, não imaginei que veria tanta interação por parte de colegas e confesso que fiquei bastante satisfeito com isso. Foi esse motivo que me levou a criar recentemente a sessão voltada para especialistas. Por ser um público mais exigente, tive que me esforçar mais ainda, buscando artigos mais aprofundados e com mais embasamento científico, de modo a proporcionar uma fonte de referência válida e um debate saudável. E fiquei surpreso com aceitação e envolvimento de colegas, principalmente aqueles que aceitaram e gastaram seu tempo valioso me ajudando em pesquisas e entrevistas.
Eu acredito que a especialidade ortodontia está passando por mudanças continuamente e nem sempre elas são mudanças positivas, mas isso não deve ser um motivo para desanimar. Vejo pelo trabalho de muitos colegas dedicados e principalmente da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial, que podemos mudar o cenário da ortodontia brasileira. Espero que esse blog seja de alguma forma um acréscimo positivo nessa luta pela consciência do público e do próprio ortodontista.
Quero então agradecer a todos que acompanharam, participaram, elogiaram, criticaram (essa parte é uma das mais importantes) e apoiaram esse projeto. Em especial meu pai, professor, colega e amigo, Ronaldo da Veiga Jardim, que sempre esteve do meu lado durante a execução desse projeto. Eu espero que muito mais artigos venham por aí e que o blog cresça mais ainda e que nós possamos Descomplicar a Ortodontia ainda mais!
Para encerrar, nossas postagens mais populares nesse ano…
–Teste da linguinha, em colaboração com a Dra. Lílian Guedes
-5 problemas ortodônticos que todos os pais devem estar atentos!
-O que fazer quando o aparelho ortodôntico está machucando?
-O que acontece quando o aparelho ortodôntico quebra?
-Problemas ortodônticos causados pela sucção de dedo
-Tratamento de canal com aparelho ortodôntico?
…E sobre a logo do Ortodontia Descomplicada
Quando fiz o blog, eu fiz tudo do zero, incluindo a construção do site e edição de todas as imagens usadas até hoje nos banners, instagram, postagens e facebook. A logo do blog é um hashtag e uma linha passando no seu centro, representando um bracket ortodôntico e um fio ortodôntico passando por ele. Mas também representa realmente uma hashtag (símbolo muito usado nas redes sociais) e um sorriso. Eu estilizei ele em preto e branco para manter a ideia de simplicidade, de estar Descomplicado. Resolvido o mistério (rs).
Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia pela ABO-GO com 10 anos de experiência. Mestre e doutorando em ciências da saúde pela UFG. Professor nas universidades Fasam e Integra, membro da diretoria da Associação Brasileira de Ortodontia (ABOR-GO). Credenciado no sistema Invisalign e apaixonado por ensino, música e tecnologia. Artigos publicados neste blog, sites e revistas científicas.