Qual tipo de aparelho ortodôntico estético devo usar?

4499

Hoje em dia temos várias opções de materiais quando realizamos um tratamento ortodôntico. As pesquisas na área desenvolveram novos tipos de aparelhos que satisfazem todos os gostos e exigências por conforto, estética e eficiência de tratamento. Porém, muitas vezes o paciente fica perdido com tantas opções.

Esse post vai te ajudar a entender um pouco mais sobre as opções de aparelhos ortodônticos estéticos.

Sobre os aparelho ortodônticos fixos

Antes de mais nada, quero dizer que não importa o tipo de aparelho que vai ser usado, todos conseguem chegar a um resultado final satisfatório para o tratamento ortodôntico. Isso depende muito mais do ortodontista e do seu planejamento do que do aparelho.

Na semana passada falei um pouco sobre o Invisalign, uma opção que utiliza alinhadores invisíveis para o tratamento ortodôntico. Hoje vou falar um pouco sobre os tipos de brackets estéticos (transparentes). Pois nem todos são iguais, e é interessante pro paciente saber qual tipo lhe interessa mais.

Aparelho ortodôntico metálico convencional

Exemplo bracket ortodônticoEsse é o tipo mais comum que usamos ainda. Os brackets são metálicos e se colocam ligaduras de borracha neles para prender o fio ortodôntico. Com o passar dos anos, foram sendo desenvolvidos brackets ortodônticos menores e mais confortáveis. Apesar de ainda não serem tão estéticos quanto os bracekts mais recentes, são confiáveis e eficientes. Também tem um custo mais baixo e combinam com ligaduras ortodônticas coloridas (pacientes mais jovens gostam muito).

A maior vantagem para o ortodontista é que oferece pouco atrito, tornando algumas movimentações dentárias mais rápidas e fáceis. Uma grande desvantagem é que a maioria contém níquel e cromo na sua composição, o que pode ser problemático para pacientes alérgicos.

Uma curiosidade: Há 70 anos não haviam brackets como hoje. Todos os dentes, inclusive os anteriores eram bandados. O aparelho levava mais de um mês para ser montado. Evoluímos bastante, não?

Aparelho ortodontico so com bandas
Bandas em todos os dentes, que tal?

Aparelho ortodôntico estético

aparelho ortodontico esteticoVisando um nível de exigência maior com a estética, principalmente por parte do público adulto, os fabricantes começaram a desenvolver brackets ortodônticos de materiais diferentes, mais comum o policarbonato, a porcelana e a safira. Cada um tem vantagens e desvantagens. Geralmente usa-se ligaduras transparentes com esses brackets, mas deve-se tomar cuidado com alimentos escuros e com corantes, pois podem manchar as ligaduras.

Aparelho ortodôntico estético de policarbonato

bracket ortodôntico policarbonatoO bracket de policarbonato foi o primeiro dos três brackets estéticos citados a ser usado. O policarbonato é um tipo de plástico, e o mais barato dos três. Não é mais tão utilizado hoje com opções melhores como porcelana e safira. Apesar de ser muito barato, tende a manchar com mais facilidade e sofre mais quebras, além de sofrer deformação, o que é muito prejudicial para o tratamento ortodôntico.

Aparelho ortodôntico estético de porcelana

bracket ortodontico ceramicaO aparelho de porcelana são mais resistentes a manchamentos que os de policarbonato. E apesar de não se deformarem, ainda são propensos a fraturas. Um dos problemas desse bracket acaba sendo mesmo pro ortodontista, já que costumam quebrar na hora de remover o aparelho, ficando uma parte no dente que é mais complicada de se limpar e pode danificar o esmalte.

Outro problema grave é que podem causar abrasão (desgaste) nos dentes que ficam em contato com eles na mastigação.

Aparelho ortodôntico de safira

bracket ortodontico safiraEsses brackets passam por um processo químico que os deixam com aparência similar a safira natural. É um tipo de aparelho ortodôntico estético que sofre pouco manchamento e tem menor atrito, o que é bom para o tratamento. Entre os brackets estéticos são a melhor opção hoje em dia, sua desvantagem é o preço, que tende a ser um pouco mais elevado.

Invisalign

invisalign aparelho invisivelO Invisalign é outra opção estética, são alinhadores transparentes que são trocados a cada duas de semanas de tratamento. São confortáveis e podem ser removidos para se alimentar e higienizar. Saiba mais sobre ele aqui e aqui.

Conclusão

O tipo de bracket a ser utilizado depende da vontade do paciente e também do custo benefício para o tratamento. Em alguns casos eu recomendo que meus pacientes usem brackets metálicos, pois acredito que consigo resultados melhores a longo prazo (este é meu ponto de vista apenas, minha experiência clínica). Pode-se instalar o aparelho ortodôntico estético apenas nos dentes anteriores superiores e metálicos nos outros, o que do ponto de vista estético satisfaz o paciente e do ponto de vista de qualidade final do tratamento, satisfaz o ortodontista.

Alexandre da Veiga Jardim

Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia pela ABO-GO e mestrando em ciências da saúde pela UFG.

Deixe uma resposta