Quais as etapas do tratamento ortodôntico?

27952
etapas do tratamento ortodôntico

O tratamento ortodôntico é dividido em etapas, o que muitas vezes é algo de difícil compreensão para o paciente. Podemos dividir as etapas do tratamento ortodôntico em 6:

  1. Exame inicial, diagnóstico e planejamento
  2. Instalação do aparelho ortodôntico
  3. Alinhamento e nivelamento dos dentes
  4. Etapa intermediária
  5. Etapa de finalização
  6. Etapa de contenção

Aqui as etapas estão divididas do modo como eu as vejo. Elas também se referem a um tratamento ortodôntico convencional, não casos de extração ou cirurgia por exemplo. Obviamente, pode haver diferenças entre a maneira que eu abordei o assunto e a maneira que outros colegas abordam e esse texto é apenas uma referência.

1ª parte: Consulta inicial, diagnóstico e planejamento

passos do tratamento ortodontico

A primeira etapa do tratamento ortodôntico é o primeiro contato do ortodontista com o paciente, onde é feito o exame clínico inicial, seguido do diagnóstico e a decisão pelo tratamento.

Não dá pra ressaltar o suficiente a importância do exame clínico feito pelo ortodontista para todo o tratamento ortodôntico. É dele que saem as principais observações e bases para o planejamento do caso e essa etapa é essencial para o sucesso final da terapia ortodôntica. É com certeza a etapa que deve haver mais cautela e atenção.

O ortodontista deve pedir os exames que julgar necessários após uma avaliação clínica do paciente. O planejamento é feito com base nesses exames e na avaliação. Depois, em um segundo momento, o ortodontista explica para o paciente quais são as alterações encontradas e as opções de tratamento. O paciente então decide, de maneira informada, sobre o que acredita ser o melhor para ele.

2ª parte: Instalação do aparelho.

etapas do tratamento ortodontico

A segunda etapa do tratamento ortodôntico é a instalação do aparelho ortodôntico.

Após a decisão do paciente, é instalado o aparelho. Para fins de explicação, imagine que será um tratamento convencional fixo, sem uso de aparelhos removíveis ou procedimentos prévios. Após a colagem dos brackets, bandagem de dentes e instalação de acessórios afins, um fio ortodôntico leve é instalado e as recomendações de higiene e cuidados com o aparelho são repassadas para o paciente.

 

3ª parte: alinhamento e nivelamento dos dentes.

etapas do tratamento ortodôntico

A terceira etapa do tratamento ortodôntico é o alinhamento e nivelamento dos dentes.

Antes de começar a fazer grandes movimentações dentárias, o ortodontista precisa “preparar o terreno”. Os dentes devem estar todos alinhados e nivelados. Nessa etapa também são feitas as correções de dentes com giros e em alguns casos, extrações dentárias quando estas são requeridas.

Nessa etapa não é feita nenhuma movimentação significante de dentes e raramente uso de elásticos. Os fios são leves e finos, geralmente de uma liga de Níquel-Titânio, que é bem maleável e não causa muita força sobre os dentes. Na maioria das vezes são usados fios redondos. Esse passo pode ser comparado a obra de fundação de uma casa, onde futuramente serão feitas movimentações mais extensas e forças maiores.

4ª parte: mecânicas intermediárias.

elasticos ortodontia

A quarta etapa do tratamento ortodôntico são as mecânicas intermediárias.

Quando os dentes estiverem suficientemente alinhados e nivelados, fios mais pesados são instalados. Esses fios são geralmente de aço, quadrados ou retangulares, sendo bem mais grossos que os iniciais. Não seria possível seu uso com os dentes desalinhados ou com giros.

Por serem mais pesados, não sofrem deformações com facilidade e podem resistir a forças de elásticos e outros acessórios ortodônticos. Nessa fase é onde acontece boa parte das mecânicas de fechamento de espaços, abertura de espaços para implantes, correções de desvios dentários, fechamento de mordidas abertas, etc.

Tende a ser a parte mais longa do tratamento ortodôntico.

5ª parte: finalização ortodôntica.

final tratamento ortodontico

A quinta etapa do tratamento ortodôntico é a finalização.

Com os dentes nas suas posições finais aproximadas, é necessário o refinamento do caso. É muito comum o uso de elásticos verticais para melhor encaixe dos dentes. Alguns ortodontistas podem fazer dobras nos arcos para ajustes de posições individuais, outros podem recolar brackets para obter o mesmo efeito. É uma fase bem trabalhosa e requer paciência por parte do paciente e do ortodontista.

É a etapa logo antes do final do tratamento.

O paciente nessa fase pode estar ansioso para remover o aparelho ortodôntico, enquanto o ortodontista busca a melhor finalização possível. É recomendado um pouco de calma aos pacientes, pois correções dentárias e detalhamentos que não forem feitos nessa etapa podem ser de difícil correção futuramente sem a instalação de um aparelho ortodôntico novamente.

6ª parte: contenção ortodôntica.

contenção ortodôntica

A sexta etapa do tratamento ortodôntico é a contenção.

Ao final do tratamento ortodôntico, principalmente nos primeiros meses, os dentes estão em uma situação de adaptação e pouca estabilidade. É importante a instalação de contenções ortodônticas superiores (geralmente removíveis) e inferiores (geralmente fixas). Não é possível dar garantias de que os dentes vão se manter perpetuamente na mesma posição, mas as contenções são importantes para aumentar a estabilidade das arcadas.

Pacientes com problemas de mordida aberta, prognatismo e hábitos ruins podem necessitar de contenções diferenciadas. Essa fase marca o fim da parte ativa do tratamento ortodôntico, a partir de agora, começa uma fase muito importante: a fase de acompanhamento.

O paciente deve comparecer a intervalos de 3 meses a 6 meses no consultório para acompanhar a estabilidade do caso. É importante que o paciente faça uma documentação logo quando remover o aparelho, pois ela será a referência para que o ortodontista acompanhe o caso no período inativo do tratamento.

 

Alexandre da Veiga Jardim
Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia pela ABO-GO e mestrando em ciências da saúde pela UFG.

Comentários

comentários

8 COMENTÁRIOS

    • Olá,

      Sugiro que você converse com seu ortodontista sobre sua dúvida, existem várias abordagens e tipos de tratamentos ortodôntico. Seu ortodontista é a pessoa que pode te esclarecer nesse caso.

  1. Olá, andei pesquisando sobre os valores dos aparelhos ortodônticos de safira, vi que o preço gira em torno de 500 a 700 reais o kit de braquetes.
    É possível após uma conversa com o dentista, ele informando qual o modelo, marca, tamanho, todas as informações necessárias que serão passadas por ele, eu comprar o kit especificado e apenas pagar para o dentista pela instalação e manutenção durante o tratamento?
    Ou obrigatóriamente eu preciso adquirir o aparelho disponibilizado pelo dentista em seu consultório?

    • Olá Marcos,

      Tudo pode ser conversado com seu ortodontista. Se ele te passar a prescrição certa e a marca de preferência, sinceramente não acredito que isso vá influenciar o resultado final do seu tratamento.

      Mas lembre-se que os honorários cobrados não são apenas relacionados ao valor do aparelho, mas principalmente devido ao conhecimento e trabalho dependidos pelo profissional no diagnóstico, planejamento e execução do seu tratamento.

      É a famosa história do parafuso: não se cobra por apertar um parafuso, mas sim por saber qual parafuso apertar.

    • Olá, a partir de um dia os separadores já fazem efeito, mas em alguns casos podem ser usados por até uma semana, isso varia da conduta de cada ortodontista.

  2. Olá,
    Estou utilizando o fio de aço e minha dentista informou que é obrigatório um período de no mínimo 6 meses, apenas para instabilizar e depois ainda vou usar o aparelho móvel.
    Realmente esse período é obrigatório?

    • Olá Daiane,

      Isso depende de cada caso. Alguns casos necessitam de uma contenção por um período mais prolongado (ex.: mordidas abertas, prognatismo). Acredito que se você conversar com sua ortodontista ela vai ter mais subsídios do que eu para te esclarecer melhor. Acho que ela vai te explicar com o maior prazer.

Deixe uma resposta