O que fazer se meu filho perder um dente de leite?

508

Perder um dente de leite prematuramente pode causar alterações no posicionamento dentário de toda a arcada. É importante que o ortodontista, odontopediatra e os pais trabalhem em conjunto para evitar alterações dentárias que levariam a problemas ortodônticos futuros.

As consequências de se perder um dente de leite

Já comentei em posts anteriores a importância dos dentes de leite como mantenedores de espaço para a chegada da dentição permanente. Temos mais dentes permanentes que de leite (32 permanentes e 20 de leite)

Caso haja a perda de um dente de leite, os dentes próximos podem acabar inclinando na direção da perda. Isso causa problemas futuros, pois o dente permanente que irá suceder o dente de leite perdido pode ficar retido e não irromper. Uma das opções é usar um aparelho mantenedor de espaço, que irá evitar que os dentes adjacentes se inclinem. É um aparelho simples, podendo ser fixo ou removivel e que irá evitar problemas ortodônticos graves no futuro.

Caso seu filho sofra algum trauma ou perca algum dentinho de leite antes da hora, é muito importante que ele consulte um ortodontista. Problemas na dentição de leite podem sim, afetar os dentes permanentes, assim como hábitos ruins e traumatismos relacionados a mau posicionamento dentário.

O mantenedor pode ser usado na forma de aparelhos fixos, removíveis, e em casos de perdas de dentes anteriores aparelhos removíveis com reposições protéticas podem ser utilizados, ressaltando que na idade correta e com acompanhamento do ortodontista, para não prejudicar o desenvolvimento esquelético da criança. O acompanhamento com o protesista também é importante, para fazer a correta reabilitação do dente perdido.

Perder um dente de leite o que fazer
Exemplo de reposição temporária de um dente perdido com aparelho removível. Uma solução que pode ser usada até que se faça a reabilitação protética.

É importante lembrar que a prevenção e interceptação são sempre as melhores e mais eficientes opções, tendo um melhor custo-benefício para o paciente e os pais. Em caso de dúvidas, procure um especialista e lembre-se de acessar nossa Seção de Dúvidas!

Leia também sobre outra situação muito comum, o surgimento de espaços nos dentes anteriores por volta dos 9 anos de idade e também sobre a melhor idade para levar seu filho para a primeira consulta ortodôntica.

O blog Dicas Odonto tem um post muito interessante sobre a importância dos dentes de leite!

Alexandre da Veiga Jardim
Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia pela ABO-GO e mestrando em ciências da saúde pela UFG.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta