Todo pai sabe como é difícil fazer uma criança parar de chupar dedo.
O hábito de sucção digital (chupar dedo), é natural em bebês e recém-nascidos. Traz sensações prazerosas e de conforto para o bebê. Mas até que ponto esse hábito é saudável para o bebê? E até quando a criança pode manter esse hábito sem que hajam prejuízos para o seu desenvolvimento dentário?
A ortodontia e a sucção digital
Hábitos de sucção são comuns em crianças. Ele vêm da necessidade psicológica que a criança tem por nutrientes e estão fortemente ligados a alimentação. Crianças com desenvolvimento normal tem uma necessidade de sucção que é natural e normal. Existem dois tipos de sucção: a nutritiva, onde a criança se alimenta (ex.: seio e mamadeira) e a não-nutritiva, onde a criança sente necessidade de realizar sucção, mesmo sem se alimentar (chupeta, dedo, brinquedos).
A sucção é um estímulo importante no desenvolvimento das estruturas face da criança. A amamentação materna é importante para fortalecer a musculatura em volta da boca e estimula o crescimento da mandíbula.
Problemas ortodônticos causados pela sucção digital persistente
O movimento de sucção diminui a pressão interna da boca, o que faz com que a musculatura ao redor dos dentes se contraia e pressionem esses dentes. Isso ocorre principalmente nos dentes mais posteriores e com o passar do tempo, esses dentes podem se inclinar para dentro, o que causa uma mordida cruzada. Um dos dentes mais afetados por esse problema ortodôntico são os caninos, que ficam cruzados em boa parte das vezes.
Outro problema é que ao colocar o dedo ou chupeta na boca a criança interpõe algo entre os dentes anteriores. Se isso ocorre com muita frequência o corpo entende que os dentes já estão se tocando e aquela região deixa de se desenvolver no sentido vertical. Essa falta de desenvolvimento acarreta um problema ortodôntico chamado de mordida aberta anterior.
A mordida aberta anterior é de difícil correção, pois boa parte do tratamento ortodôntico depende da cooperação do paciente. A primeira parte e mais importante de todas, é parar com o hábito de sucção de dedo. Não importa o aparelho ortodôntico que for utilizado pelo ortodontista, todo tratamento vai falhar se não houver o controle do hábito. Além da correção ortodôntica ficar muito mais difícil e demorada, existe grande possibilidade de que ao final do tratamento ocorra uma recidiva (o problema volte a aparecer).
Como parar de chupar dedo?
É importante descobrir por quê a criança está desenvolvendo o hábito se quisermos ajudá-la a parar de chupar dedo. Caso seja uma compensação emocional, pode ser indicado a ajuda de uma psicóloga. A ortodontia também pode ajudar através de aparelhos e dispositivos utilizados para dificultar que a criança chupe o dedo, tornando a sucção digital mais difícil.
É importante sempre conscientizar e educar a criança, pois no final das contas, a vontade de parar tem que vir dela mesma. Nenhum tratamento terá sucesso se a causa do problema não for eliminada, a comunicação e apoio dos pais é fundamental para ajudar a criança a vencer esse problema.
Leia também sobre quais problemas os pais devem ficar atentos durante a troca de dentes e como a ortodontia pode atuar sobre alterações da face durante o crescimento da criança.
Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia pela ABO-GO com 10 anos de experiência. Mestre e doutorando em ciências da saúde pela UFG. Professor nas universidades Fasam e Integra, membro da diretoria da Associação Brasileira de Ortodontia (ABOR-GO). Credenciado no sistema Invisalign e apaixonado por ensino, música e tecnologia. Artigos publicados neste blog, sites e revistas científicas.