Você não precisa gastar para se atualizar!

320

A atualização científica é essencial para uma boa prática clínica. Em 1986, no Moyers Symposium, David Sackett, um pesquisador de ciências médicas e uma das principais figuras da Medicina Baseada em Evidência disse que “a ortodontia está atrás de especialidades como quiropraxia, aromaterapia, hipnoterapia, podiatria e no nível da Cientologia quando se trata do uso de evidência científica na prática”1.

Acho que a parte da aromaterapia foi a que mais doeu. Mais do que a Cientologia, até.

Se você não quiser ficar para trás no conhecimento e acabar engolido pelas novidades, a atualização científica é obrigatória. Por exemplo, se um paciente te pergunta “qual é o melhor tratamento para minha maloclusão”, ou “esse tipo de aparelho é mais rápido que o outro”, “o que pode acontecer se um mini-implante encostar na raiz do meu dente?”, o que você faz? Você está atualizado para responder a essas perguntas?

Mas é caro se manter atualizado!

Algumas revistas muito boas (especialmente o American Journal, European Journal ou a Dental Press) são pagas e se você quiser assinar alguma delas é uma ótima iniciativa e um investimento que você faz na sua profissão muitas vezes com mais retorno do que um instrumental novo ou um sistema de bráquetes inteligentes.

Mas existem excelentes jornais de acesso aberto e informações na internet para quem quiser buscar: Se manter atualizado não precisa ser caro!

Conhecimento vale ouro, mas não quer dizer que ele seja necessariamente caro!

Angle Orthodontist

Com mais de 86 anos desde a sua fundação, é a revista da Angle Society. Gratuita e de frequência mensal, têm excelentes artigos de acesso aberto. Eles estão atualmente pedindo doações para conseguir manter o conteúdo acessível a todos.

Pode ser acessada em www.angle.org.

Progress in orthodontics

O projeto do professor Nanda e seus colegas de Connecticut é de acesso aberto. Não chega a ser exatamente mensal, pois os artigos são publicados sem uma frequência exata, mas sempre com intervalo de poucos dias entre um e outro. Se quiser acompanhar de perto o lançamento de novos artigos, assine o RSS deles.

Acessada em www.progressinorthodontics.springeropen.com.

Dental Press

Sim, a Dental Press é uma revista paga, mas muitos artigos podem ser acessados gratuitamente pela Bireme. Acesse o site da BVS, vá em busca avançada e digite Dental Press no filtro revistas. Você pode escolher um tema específico ou deixar como está para “folhear” a revista. Eu não sei até que ponto podemos acessar os artigos dessa maneira, mas são muitos artigos.

O site da dental press é www.dentalpress.com.br e a BVS pode ser acessada por www.bvsalud.org.

Blogs de ortodontia

Apesar de serem fontes “extra-oficiais” de informação, blogs servem como uma leitura prática e rápida sobre vários assuntos da área. Existem blogs de excelentes autores que oferecem uma visão por outro ângulo de vários temas e em muitos deles a seção de comentários rende ótimas discussões.

Alguns que eu acesso com frequência são:

Kevin O´Brien Orthoblog

O blog do professor Kevin O´Brien sempre rende atualizações e discussões críticas sobre assuntos atuais. A leitura é muito boa e os tópicos são interessantes. A forma crítica do autor de abordar os assuntos é o grande diferencial desse blog. A seção de comentários é outro destaque do blog, já que autores renomados acabam participando com frequência e as discussões são quase tão boas quanto os próprios posts.

Acesse em www.kevinobrienorthoblog.com

Carlos Alexandre Câmara

A página do professor Carlos Alexandre tem artigos e opiniões muito interessantes sobre ortodontia e estética. O autor que tem uma linha de pesquisa já estabelecida e conhecida na área de planejamento estético também mantém uma página no Facebook que sempre rende boas fotos e discussões.

Acesse o blog em www.clinicacarlosalexandre.com.br/blog e a página do Facebook em www.facebook.com/esteticaemortodontia.

Marden Bastos

O canal do Youtube do professor Marden Bastos tem vídeos interessantes de ortodontia. Várias dobras e técnicas são demonstradas passo-a-passo de maneira bem didática.

Pode ser acessado aqui.

Podcast Buco

Projeto do cirurgião buco-maxilo-facial Luciano Engelman têm podcasts (aúdios como um programa de rádio) sobre cirurgia para pacientes e agora também para especialistas. Um formato fácil e prático, confiram!

Podcast Buco

Ortodontia Descomplicada

Se você está lendo esse texto provavelmente já conhece nosso blog né? Então que tal aproveitar e assinar nosso newsletter para receber sempre as postagens assim que saírem? É só preencher abaixo e boa leitura!

Selecionar lista(s):

 

 

Alexandre da Veiga Jardim
Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia pela ABO-GO e mestrando em ciências da saúde pela UFG.
  1. Sackett D. Nine years later: a commentary on revisiting the Moyers Symposium. Orthodontic treatment outcome and effectiveness. Craniofacial Growth Series. Center for Human Growth and Development; University of Michigan; 1995.

Comentários

comentários

Compartilhar

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta