O que é a linha média dentária?

83518
O que é a linha média dentária

A linha média dentária é um dos fatores mais importantes do ponto de vista estético no tratamento ortodôntico. Mas o que é a linha média e como ela influencia no seu tratamento? Mais ainda: o que pode ser feito para sua correção quando ela está errada?

O que é a linha média dentária?

A linha média é uma linha vertical imaginária que traçamos entre os incisivos centrais. Existe a linha média superior e a linha média inferior. Como o nome diz, é a representação do “centro” da arcada dentária.

Linha média dentária e mediana
O centro dos dentes superiores e inferiores estão bem posicionados entre si e em relação à face.

É muito comum observar em pacientes de ortodontia que a linha média está desviada, ou seja o arco superior, inferior ou ambos os arcos estão fora da sua posição normal quando a pessoa é avaliada de frente. Desvios discretos não são tão fáceis de observar, mas desvios severos podem incomodar o paciente esteticamente e ser um sinal de alteração mais complexas e severas na posição de outros dentes ou dos ossos.

Desvio de linha média
Um exemplo famoso era o ator Tom Cruise. Observe como os dentes superiores estão fora do eixo do meio da face. Isso foi causado por um dente que não irrompeu.

O que causa desvios de linha média dentária?

A linha média pode ser uma alteração apenas dentária. Um exemplo comum é um paciente que perdeu um dente, ou o dente ficou sem espaço ou até mesmo não nasceu (algumas vezes os dentes não se desenvolvem, isso se chama agenesia). Pode-se esperar que os dentes próximos vão se deslocar pois não vai haver estabilidade na posição dos dentes devido aos espaços entre eles. Isso pode causar um desvio de linha média dentária.

Muitas vezes essa movimentação pela falta de um dente pode afetar toda a arcada dentária e seus problemas se estendem até os dentes superiores. O exemplo abaixo é de um paciente no qual um dente não teve espaço para irromper e nasceu fora de posição. Isso aconteceu por quê o dente de leite foi perdido muito cedo. O espaço deixado por esse dente foi ocupado por dentes próximos e toda a arcada dentária superior ficou desestabilizada.

desvio de linha média dentária superior

 

Observe que além da linha média dentária superior (linha vermelha) estar desviada da linha média dentária inferior (linha amarela), os dentes ainda estão inclinados. O lado direito (círculo vermelho) está com um bom encaixe entre os dentes. Já no lado esquerdo (círculo azul) esse encaixe está prejudicado, o que se estende a todos os dentes posteriores. O incisivo lateral (quadrado vermelho) estava jogado para dentro, dando a possibilidade para que os dentes se movimentassem na sua direção e a linha média dentária ficasse desviada.

Correção de linha média dentária
Aqui a correção do caso anterior é feita com uma mola

Alteração de linha mediana

Linha mediana pode ser considerada na ortodontia a linha média da face. Quando se fala de linha mediana, não estamos falando de dentes e sim da posição dos ossos da face (maxila e mandíbula).

Quando os dentes estão em suas posições corretas e ainda assim há um desvio de linha média, o seu ortodontista pode suspeitar que esteja ocorrendo uma alteração esquelética. Ou seja, os dentes estão bem posicionados nos ossos, mas os ossos estão mal-posicionados entre si.

Assimetria mandibular
Apesar de não haver coincidência das linhas médias, o problema se dá por uma alteração no crescimento da mandíbula, que está deslocada para o lado.

Casos assim podem tentar ser corrigidos através da ortopedia, modalidade de tratamento que visa alterações nos ossos da face. Porém, esses casos tendem a ser mais difíceis e complexos que casos onde há apenas alterações de posições dentárias. Pacientes em fase de crescimento ainda há alguma possibilidade de tentar uma melhora. O resultado final desses casos é difícil de prever e muitas vezes podem precisar de cirurgia para um bom resultado.

Em pacientes adultos, não há mais crescimento e a correção se dá apenas por cirurgia ortognática.

assimetria facial

 

A importância do diagnóstico

É de extrema importância uma avaliação minuciosa do paciente por parte do ortodontista. Casos assim, não basta examinar apenas os dentes: o ortodontista deve olhar o paciente como um todo.

Por isso eu gosto de dizer que mais importante do que o tratamento, é o diagnóstico. Não adianta usar a melhor técnica disponível se o ortodontista não sabe nem o que está tratando!

O ortodontista tem o dever de informar o paciente sobre seu problema e as opções para sua correção. O paciente é quem escolhe o que ele acredita ser o melhor para ele, amparado pelo profissional. E o nosso dever é informar vocês pacientes, da maneira mais clara e honesta possível.

Nessa postagem citei apenas dois exemplos de alterações de linha média dentária. O objetivo dessa postagem não é mostrar todos os tipos de alterações de linha média ou como corrigir cada uma, mas sim, ajudar o paciente a avaliar se ele possui essa alteração de posição dos dentes e a procurar a ajuda de um ortodontista.

Vale a pena corrigir?

Por se tratar de um problema estético, vai mais da vontade do paciente. Estudos mostram que desvios moderados (até 2.3mm) podem passar despercebidos, apesar de o ideal é que não haja desvio de linha média.

Quer uma prova disso?

Se você achou que a mulher da foto no início do artigo têm um belo sorriso, talvez não tenha reparado que ela também tem um desvio de linha média:

desvio de linha média
E então? O sorriso dela deixou de ser mais bonito?