Os dentes anteriores têm papel fundamental na estética, mastigação e fala. A mordida aberta é um problema que pode afetar esses dentes fazendo com que eles não se toquem e trazendo prejuízos funcionais, estéticos e emocionais para o paciente. Leia no post dessa semana sobre o que é a Mordida Aberta e quais as opções que seu ortodontista pode te dar para sua correção.
A Mordida Aberta Anterior
A mordida aberta ocorre quando algum dente não toca no dente antagonista da arcada oposta. Ela pode ocorrer de várias maneiras, pode ser individual ou vários dentes, pode acontecer na parte da frente e também nos dentes de trás, em vários dentes ou individualmente. Esse problema tem consequências na estética do sorriso, atrapalha a função (compromete a mastigação, já que os dentes não conseguem cortar o alimento) e também a fala. Várias vezes pode estar acompanhado de outro problemas como dentes protrusos (dentes anteriores projetados para frente) e dentes posteriores cruzados.
Qual a causa da Mordida Aberta?
Correção da mordida aberta
A correção da mordida aberta se dá com tratamento ortodôntico nos casos onde o problema é apenas dentário, ortopédico em pacientes com envolvimento esquelético ainda em crescimento, ou cirúrgico quando há envolvimento esquelético sem crescimento (adultos). A cooperação do paciente é fundamental, pois muitas vezes serão necessários uso de elásticos para realizar o fechamento da mordida.
É importante mencionar que a mordida aberta tem um risco elevado de recidiva, a instabilidade dos resultados obtidos após o tratamento. Então, o período de contenção pós-tratamento é muito importante, pois seu ortodontista irá fazer o acompanhamento para avaliar a estabilidade dos resultados e intervir caso seja necessário.
Finalmente, é importante ressaltar que casos onde a indicação de correção é cirúrgica, não podem ser corrigidos apenas ortodonticamente, pois haverá uma chance ainda maior de recidiva.
Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia pela ABO-GO com 10 anos de experiência. Mestre e doutorando em ciências da saúde pela UFG. Professor nas universidades Fasam e Integra, membro da diretoria da Associação Brasileira de Ortodontia (ABOR-GO). Credenciado no sistema Invisalign e apaixonado por ensino, música e tecnologia. Artigos publicados neste blog, sites e revistas científicas.