O que é a linha média dentária?

11233
O que é a linha média dentária

A linha média dentária é um dos fatores mais importantes do ponto de vista estético no tratamento ortodôntico. Mas o que é a linha média e como ela influencia no seu tratamento? Mais ainda: o que pode ser feito para sua correção quando ela está errada?

O que é a linha média dentária?

A linha média é uma linha vertical imaginária que traçamos entre os incisivos centrais. Existe a linha média superior e a linha média inferior. Como o nome diz, é a representação do “centro” da arcada dentária.

Linha média dentária e mediana
O centro dos dentes superiores e inferiores estão bem posicionados entre si e em relação à face.

É muito comum observar em pacientes de ortodontia que a linha média está desviada, ou seja o arco superior, inferior ou ambos os arcos estão fora da sua posição normal quando a pessoa é avaliada de frente. Desvios discretos não são tão fáceis de observar, mas desvios severos podem incomodar o paciente esteticamente e ser um sinal de alteração mais complexas e severas na posição de outros dentes ou dos ossos.

Desvio de linha média
Um exemplo famoso era o ator Tom Cruise. Observe como os dentes superiores estão fora do eixo do meio da face. Isso foi causado por um dente que não irrompeu.

O que causa desvios de linha média dentária?

A linha média pode ser uma alteração apenas dentária. Um exemplo comum é um paciente que perdeu um dente, ou o dente ficou sem espaço ou até mesmo não nasceu (algumas vezes os dentes não se desenvolvem, isso se chama agenesia). Pode-se esperar que os dentes próximos vão se deslocar pois não vai haver estabilidade na posição dos dentes devido aos espaços entre eles. Isso pode causar um desvio de linha média dentária.

Muitas vezes essa movimentação pela falta de um dente pode afetar toda a arcada dentária e seus problemas se estendem até os dentes superiores. O exemplo abaixo é de um paciente no qual um dente não teve espaço para irromper e nasceu fora de posição. Isso aconteceu por quê o dente de leite foi perdido muito cedo. O espaço deixado por esse dente foi ocupado por dentes próximos e toda a arcada dentária superior ficou desestabilizada.

desvio de linha média dentária superior

 

Observe que além da linha média dentária superior (linha vermelha) estar desviada da linha média dentária inferior (linha amarela), os dentes ainda estão inclinados. O lado direito (círculo vermelho) está com um bom encaixe entre os dentes. Já no lado esquerdo (círculo azul) esse encaixe está prejudicado, o que se estende a todos os dentes posteriores. O incisivo lateral (quadrado vermelho) estava jogado para dentro, dando a possibilidade para que os dentes se movimentassem na sua direção e a linha média dentária ficasse desviada.

Correção de linha média dentária
Aqui a correção do caso anterior é feita com uma mola

Alteração de linha mediana

Linha mediana pode ser considerada na ortodontia a linha média da face. Quando se fala de linha mediana, não estamos falando de dentes e sim da posição dos ossos da face (maxila e mandíbula).

Quando os dentes estão em suas posições corretas e ainda assim há um desvio de linha média, o seu ortodontista pode suspeitar que esteja ocorrendo uma alteração esquelética. Ou seja, os dentes estão bem posicionados nos ossos, mas os ossos estão mal-posicionados entre si.

Assimetria mandibular
Apesar de não haver coincidência das linhas médias, o problema se dá por uma alteração no crescimento da mandíbula, que está deslocada para o lado.

Casos assim podem tentar ser corrigidos através da ortopedia, modalidade de tratamento que visa alterações nos ossos da face. Porém, esses casos tendem a ser mais difíceis e complexos que casos onde há apenas alterações de posições dentárias. Pacientes em fase de crescimento ainda há alguma possibilidade de tentar uma melhora. O resultado final desses casos é difícil de prever e muitas vezes podem precisar de cirurgia para um bom resultado.

Em pacientes adultos, não há mais crescimento e a correção se dá apenas por cirurgia ortognática.

assimetria facial

 

A importância do diagnóstico

É de extrema importância uma avaliação minuciosa do paciente por parte do ortodontista. Casos assim, não basta examinar apenas os dentes: o ortodontista deve olhar o paciente como um todo.

Por isso eu gosto de dizer que mais importante do que o tratamento, é o diagnóstico. Não adianta usar a melhor técnica disponível se o ortodontista não sabe nem o que está tratando!

O ortodontista tem o dever de informar o paciente sobre seu problema e as opções para sua correção. O paciente é quem escolhe o que ele acredita ser o melhor para ele, amparado pelo profissional. E o nosso dever é informar vocês pacientes, da maneira mais clara e honesta possível.

Nessa postagem citei apenas dois exemplos de alterações de linha média dentária. O objetivo dessa postagem não é mostrar todos os tipos de alterações de linha média ou como corrigir cada uma, mas sim, ajudar o paciente a avaliar se ele possui essa alteração de posição dos dentes e a procurar a ajuda de um ortodontista.

Vale a pena corrigir?

Por se tratar de um problema estético, vai mais da vontade do paciente. Estudos mostram que desvios moderados (até 2.3mm) podem passar despercebidos, apesar de o ideal é que não haja desvio de linha média.

Quer uma prova disso?

Se você achou que a mulher da foto no início do artigo têm um belo sorriso, talvez não tenha reparado que ela também tem um desvio de linha média:

desvio de linha média
E então? O sorriso dela deixou de ser mais bonito?
Alexandre da Veiga Jardim
Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia pela ABO-GO e mestrando em ciências da saúde pela UFG.

Comentários

comentários

30 COMENTÁRIOS

    • Olá Clara, tudo bem?

      Supondo que o único problema observado seja apenas o desvio de linha média, vai depender inteiramente de você.

      Problemas puramente estéticos somente têm indicação de correção se o paciente decidir por isso, ou seja, apenas se você sentir que esse desvio de linha média te incomoda o suficente para passar pelo tratamento ortodôntico.

      Alguns dados para te ajudar:
      -Desvios de linha média menores que 2mm geralmente não são observados pelas pessoas que você encontra no dia-a-dia.
      -Se os dentes estiverem inclinados para o lado, ao invés de desviados como um todo, o efeito estético pode ser mais desagradável.
      -Se o desvio for inferior, ele pode não aparecer no sorriso, mas pode aparecer durante a fala. Tente falar na frente de um espelho e observa se isso te incomoda.

      Tratamentos estéticos apenas dependem inteiramente da vontade do paciente e você que deve julgar se acha necessária a correção.

      Respondi sua dúvida?

  1. Olá! Estou realizando a correção da linha média com aparelho estético ( porcelana), neste caso, como é feito o ajuste ? ( com mola, borrachas) meu desvio é de 3mm e tive extração de incisivo lateral arco superior e incisivo central arco inferior. O aparelho já realinhou a parte inferior, que estavam tortos, e os caninos. Posteriormente vou fazer uma correção este´tica no canino superior para transformar esteticamente em um incisivo. Grata,

    • Olá Vivi, tudo bem?

      Existem várias maneiras de se fazer o ajuste e tudo depende mais da familiaridade do ortodontista com uma técnica ou outra do que de uma regra específica.

      O uso de molas, elásticos, ligaduras elásticas é perfeitamente aceitável.

      Consegui te ajudar com sua dúvida?

    • Olá Any, tudo bem?

      Sim, elásticos são uma das formas de se corrigir o desvio de linha média.

      Precisamos primeiro criar espaço (puxando os dente posteriores para trás) para criar espaço para a correção da linha média nos dentes anteriores.

      Porém, é preciso que haja um bom uso dos elásticos, ok?

  2. Olá. Tenho 3 mm de desvio de linha média superior. Já fiquei com aparelho ortodôntico por 3 anos e não adiantou.
    Mas isso me incomoda muito, pois meu sorriso sai torto em todas as fotos. Minha pergunta é se é possível consertar ou amenizar
    esse desvio colocando faceta de porcelana ou lente de contato dental. Obrigada!

    • Olá Letícia, tudo bem?

      Cada caso é um caso. O que eu sugiro é que você procure alguém da área de estética que use algum tipo de planejamento digital (por exemplo, DDS – Digital Smile Design).

      Dessa maneira, você pode ter uma estimativa do seu resultado antes de iniciar o tratamento.

  3. Olá Alexandre, estou na última fase de tratamento ortodôntico, diz minha dentista, e estou insatisfeito pois estou com os elásticos e minha mordida ta vindo pro lugar, porém tenho a linha média dentaria torta por conta de ter removido um incisivo lateral que era no céu da boca. (FOTO D)
    Minha dentista disse que vai transformar o meu canino em incisivo e isso vai passar despercebido, mesmo assim, ainda tenho a linha torta e queria saber se só os elásticos resolvem (no caso Classe II e Classe III que vi em um vídeo) https://www.youtube.com/watch?v=Q4nSCbZITLU

    Meus dentes parecem estar “deitados” pra direita (FOTO C), qual a solução pra isso? Fica mais perceptivo com a boca aberta. (FOTO A e B)

    Meu rosto parece torto e quero saber se vou precisar fazer alguma cirurgia ou os elásticos resolvem (FOTO D)

    Obrigado desde já!

    FOTO A: http://imgur.com/p9uQusW
    FOTO B: http://imgur.com/KjlX3JB
    FOTO C: http://imgur.com/NptbkjZ
    FOTO D: http://imgur.com/j04zUIh

    • Olá Kaique.

      Por mais que eu queira te ajudar, o código de ética odontológica me proíbe de realizar consultas online ou avaliar casos de colegas.

      Quando os elásticos são bem utilizados, sim, podem resolver o desvio da linha média.

      Eu acho que você deveria levar suas dúvidas ao seu ortodontista. Ele é a melhor pessoa para te ajudar.

      Sinto não poder ser mais útil, mas preciso seguir o que manda o código de ética profissional, ok?

  4. Olá, bom dia!! Tenho um desvio de linha média com 07mm, e já estou no fim do meu tratamento ortodôntico a dentista disse a mim que elásticos não adiantariam, porém não gostaria de extrair nenhum dente, o que o senhor aconselharia ?

    • Olá Larissa,

      Cada caso é um caso. Existe a possibilidade sim de realizar extrações, assim como tratamentos mais conservadores, como elásticos e o uso de mini-implantes. Qual deles é a melhor opção para você? Somente o ortodontista que te atende e te avaliou pessoalmente pode ter subsídios para te informar.

      Eu te aconselho a ter uma boa conversa com ele para saber de todas as opções possíveis e poder tomar uma boa decisão.

      Você já está tomando o primeiro passo: pesquisando sobre seu problema atrás de mais opções.

      Espero poder ter conseguido te ajudar.

      Att.
      Alexandre

  5. Doutor, isso aparelho há 8 meses e tenho esse problema, quando coloquei foi indicação de um dentista dizendo q só resolvia meu problema algum. Minha boca travava mt, e eu sentia mts dores na mandíbula. Mas não senti nenhum resultado por mais pouco que seja na linha mediana. E conversando com outra doutora, ela me disse que esse caso eu só resolveria com a cirurgia, que esse tempo com aparelho nada tava resolvendo o meu problema. Poderia me explicar ?

    • Olá Kelvia, tudo bem?

      Quanto às dores e travamento, você já pensou em procurar um especialista em DTM (disfunção têmporo-mandibular) para se consultar?
      Talvez ele possa acrescentar algo ao planejamento dos colegas antes de você optar por uma solução cirúrgica.

  6. Olá Dr. Alexandre, como é feito a correção desse desvio quando o caso ocorreu devido a um dente que não nasceu? no caso o incisivo lateral esquerdo, o mesmo caso do Tom Cruise. Já tenho mais de 30 anos e gostaria de corrigir esse defeito, que estéticamente me deixa com vergonha de sorrir. Quanto tempo demoraria o tratamento, e o custo seria muito alto? Obrigada.

    • Olá Ana Maria, tudo bem?

      No caso de agenesia (o não desenvolvimento do dente) pode-se optar pela reabilitação do dente perdido ou o fechamento do espaço e reanatomização de outro dente.

      Hoje em dia eu tenho preferência pela reabilitação na maioria dos casos (apesar de que cada caso é um caso e deve ser avaliado por um profissional). Nesse planejamento a linha média é corrigida e o espaço para instalação de um implante é aberto com ortodontia. Geralmente o tratamento ortodôntico é simplificado com essa opção.

      Outra opção interessante é manter esse espaço fechado e mudar a forma do canino para que ele pareça um lateral e o dente posterior a ele (pré-molar) é reanatomizado de maneira que se assemelhe ao canino. O porém é que em alguns casos fica mais difícil corrigir a linha média e o tratamento ortodôntico pode se prolongar, mas o paciente não tem gasto com o implante.

      Cada caso é um caso, sugiro que você procure um especialista para que ele te informe sobre as demandas e possibilidades específicas de cada caso para te ajudar a decidir. Ele pode também terá subsídios para te orientar na questão de custo e tempo de tratamento .

  7. Bom Dia.

    Dr, já estou finalizando meu tratamento. E antes não tinha desvio de linha média, mais meu ortodontista me explicou que era normal sair do lugar durante o tratamento, ainda mais pro meu caso que fechei espaço de um dente que perdi na parte superior ( aparecia no sorriso ).
    Anexei uma foto para que o senhor veja.
    Agora estou usando essa liga tem uns 3 meses já.
    Será que esta certo a forma dos elásticos ?

    Quanto tempo o senhor acha que leva o tratamento pra alinhar ?
    ( Não aguento mais usar aparelho rs )

    • Tudo bem Michelle?

      Infelizmente não posso avaliar casos pela internet de acordo com o código de ética odontológica. Ele também me proíbe de avaliar, criticar ou julgar a conduta de colegas.

      O uso de elásticos é uma opção válida para a correção da linha média, se você tiver dúvidas quanto ao seu tratamento, o seu ortodontista tem mais subsídios do que eu para te ajudar a resolvê-las. Não se preocupe, pois ele não verá problemas em te ajudar com seus questionamentos (afinal, é esse nosso trabalho).

      =)

      Sinto muito não poder te ajudar mais do que isso.

  8. Uso aparelho à dois anos mas tenho a linha mediana superior desalinhada com a inferior. Quando é feito o ajuste dessa linha média dentaria? Apenas na fase final do tratamento?

    • Olá Fábio,

      Isso depende muito do planejamento do seu ortodontista. Pesam fatores como a necessidade de extrações para a correção ou de mini-implantes. Se for necessário ganho de espaço para corrigir a linha média, sim, ela é geralmente corrigida em uma etapa mais tardia.

      A melhor pessoa para tirar esse tipo de dúvida seria seu ortodontista, pois é ele quem planejou seu tratamento. Acredito que ele o faria com o maior prazer.
      =)

      Estou à disposição para quaisquer dúvidas
      Alexandre

  9. Boa tarde, quantos mm os dentes inferiores se movimentam durante o mês, usando adequadamente as borrachinhas? Em média, quanto tempo demora apenas para arrumar um desvio de cerca de 5 mm na parte inferior da linha mádia?
    Suponhamos não haja complicações.

    • Olá Caroline,

      Essa é uma pergunta difícil de responder, por existirem muitas variáveis relacionadas a cada caso, como a maneira com que essa linha média vai ser corrigida, qualidade do osso e gengiva do paciente, entre outros. Existem estudos que mostram que os dentes se movimentam aproximadamente de 0,5 a 1mm por mês, apesar de haver uma grande variação individual e outros fatores relacionados que tornam essa estimativa um tanto quanto imprecisa.

      Podemos tomar como base aproximadamente essa quantidade e acrescentar alguns meses devido às variações de cada indivíduo, levando em conta também que 5mm é um desvio considerável a se corrigir e muitas vezes a correção requer movimentos prévios de outros dentes próximos.

  10. Oii Dr minha linha mdia superior esta torta porque estrair uma canina quando era bem nova erro medico eu acho porque ela bem encima da gengiva, dai minha mordida foi pro lado e me encomoda porque desalinhou ficou parecendo a do Ton cruz, como fasso pra arrumar devo tirar um dente do outro lado qual seria o tratamento mais rapido, pois trabalho como modelo e isso atrapalha muito.

    • Olá Maria.

      Isso vai depender de uma avaliação mais completa do seu caso. Pode ser que a extração de um dente do lado oposto seja sim uma opção, assim como a recuperação do espaço perdido e reabilitação com um implante dentário.

      Tudo vai depender de um planejamento e diagnóstico bem executados por um ortodontista qualificado.
      Quanto ao tempo de tratamento, acredito que ele é secundário ao ser comparado com um bom resultado. Caso te incomode ter que usar um aparelho por causa de seu trabalho, pode optar por soluções mais discretas como aparelhos estéticos, linguais ou alinhadores ortodônticos.

  11. Ola Doutor… Eu sofri um acidente e quebrei o osso do condilo e a mandibula, fiz a cirugia, coloquei pinos e minha mordida voltou perfeitamente para o lugar.. Mas tive que colocar aparelho ortodontico por causa do dente da frente, esses dois maiores, porque um deles desceu e ficou desalinhado dos outros.. Esse dente voltou pra cima no primeiro mes, e agora ja faz 1 ano e meio que estou de aparelho e eu estou com desvio da linha media, pequeno, mais estou, e quando eu comecei o tratamento pra voltar esse dente para o lugar, eu nao tinha esse desvio e agora meu dentista quer tirar meu aparelho mesmo com o desvio, e eu nao quero tirar porque me incomoda! Como devo proceder? O meu contrato com ele foi de 1 ano, e a partir disso se nao terminasse o tratamento ele nao me cobraria mais, mais o que eu sinto, é que ele me “enrolou” esse 1 ano e ai acabou mexendo demais onde nao precisava e criou esse desvio.. O que eu faço? Desde ja, obrigada

    • Olá,

      Antes de mais nada sugiro que você converse com ele. Ele sabe que você está insatisfeita com esse desvio? Muitas vezes o que nós ortodontistas estamos vendo não está em consonância com o que o paciente vê.

      Se necessário, peça a documentação inicial para ajudar a mostrar a diferença.

  12. Olá, Doutor. Estou com um desvio bem significativo na minha linha média tanto inferior como superior. Isso aconteceu após o meu lado esquerdo da mandíbula ter meio que “deslocado” (acredito que isso se deve ter perdido um dente quando adolescente e mastigar só de um lado), fui diagnosticada com DTM. O desvio da linha médio e o tal deslocamento de disco ocorreram em 2015. Em 2016 comecei a usar aparelho ortodôntico fixo para correção da má oclusão e dos dentes apinhados. Contudo, o ortodontista com quem faço tratamento deseja implantar o APM (Aparelho de Protração Mandibular) para avançar minha mandíbula um pouco, remodelar as articulações e poder corrigir a linha média. Gostaria de saber do senhor, se o APM é indicado realmente para corrigir desvio de linha média ou é mais indicado para quem tem classe II? Estou com receio porque já li que o APM tem mais efeito em quem ainda está em fase de crescimento e não é o meu caso, pois já sou adulta (26 anos). O que implica os efeitos do APM? Estou com medo, na verdade. Desde já obrigada.

    • Olá Natasha,

      Artigos científicos vêm mostrando que os efeitos do APM são predominantemente dento-alveolares, ou seja, afetam mais a posição dos dentes e não o crescimento facial. Ele é usado para realizar o avanço dos dentes inferiores. Eu acredito que por não afetar realmente o crescimento, possa ser usado em um paciente adulto sem problemas. Eu já não tenho informações sobre os seus efeitos na articulação têmporo-mandibular (mas pode ser por desconhecimento meu).

      A Classe II é, de maneira simples, o posicionamento dos dentes inferiores para trás de onde deveriam estar. Se ela ocorre só de um lado (chamamos isso de subdivisão), é frequente que esteja acompanhada de um desvio da linha média. Então o tratamento da Classe II subdivisão também iria corrigir um desvio de linha média.

      Infelizmente não posso opinar diretamente sobre seu caso, pois isso vai contra o código de ética da classe, além de ser injusto com você e o colega.

      Espero que possa ter te ajudado com as poucas informações que pude passar.

Deixe uma resposta